Concurso Nacional Unificado abre inscrições nesta sexta, 19
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O governo federal abriu nesta sexta-feira, as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). As inscrições podem ser feitas na plataforma Gov.br até 9 de fevereiro.
Os candidatos podem se candidatar para vários cargos, desde que sejam do mesmo bloco temático. Oito editais representam os diferentes blocos temáticos contemplados no processo seletivo. Serão oferecidas 6.640 vagas para servidores públicos em 21 órgãos públicos federais.
Os editais separados por blocos são:
Bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação
Bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
Bloco temático 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
Bloco temático 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Bloco temático 6 – Setores Econômicos e Regulação
Bloco temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
Bloco temático 8 – Nível Intermediário
As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 locais, visando democratizar o acesso dos candidatos para a realização da prova. Foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas.
A distribuição por macrorregião é a seguinte: 40 cidades na região Norte, 61 no Nordeste, 22 na região Centro-oeste, 70 no Sudeste e 27 na região Sul.
No Rio Grande do Sul a prova será aplicada em Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Confira aqui a lista dos 220 municípios onde serão aplicadas as provas.
A prova terá questões objetivas, específicas e dissertativas e será aplicada apenas no dia 5, no turno da manhã e tarde.
Sobre a classificação do concurso, o critério são as notas, o candidato que não se classificar no seu cargo prioritário, poderá seguir na lista de espera mesmo que assuma outro cargo.
Em entrevista ao Programa Bom dia, Ministra, a titular do MGI, Esther Dweck, falou sobre essa possibilidade. “Mesmo que a pessoa já esteja trabalhando, ela poderá ser migrada para esse cargo acima durante a vigência do concurso, se forem abertas novas vagas”, afirmou a ministra.
As políticas de cotas serão aplicadas por especialidades, segundo sua distribuição nos blocos. Pessoas com deficiência terão reservadas 5% das vagas. Pessoas negras terão reservadas 20% das vagas. Indígenas terão reservadas 30% das vagas das especialidades dos cargos da FUNAI.
E para a desclassificação do concurso, o candidato será eliminado se obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos gerais e de Conhecimentos Específicos, ou obtiver nota zero na Prova discursiva.
Cronograma
19/01 a 09/02/2024 – inscrições
29/02/2024 – divulgação dos dados finais de inscrições
29/04/2024 – divulgação dos cartões de confirmação
05/05/2024 – aplicação das provas
03/06/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
30/07/2024 – divulgação final dos resultados
05/08/2024 – início da convocação para posse e cursos de formação
Leia também: Concurso nacional unificado acontecerá em 217 cidades, em maio
Nicoly Owicki é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo.