EDUCAÇÃO

Ulbra fecha campus de Gravataí e 580 alunos terão que migrar para Canoas

Após alienação do campus para a prefeitura em 2023, unidade que mantinha cursos de Direito, Psicologia e Educação Física será desativada por ser deficitária
Por Gilson Camargo / Publicado em 12 de junho de 2024
Ulbra encerra aulas presenciais em Gravataí

Foto: Acervo Ulbra/ Divulgação

Campus Gravataí encerra atividades no final de julho

Foto: Acervo Ulbra/ Divulgação

A Aelbra, mantenedora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) anunciou o encerramento das aulas presenciais no campus de Gravataí no final do semestre, no dia 27 de julho. O fechamento definitivo da sede da Ulbra no município foi informada aos estudantes em uma live na noite de 6 de junho.

“Cursos que não têm superávit estão sendo migrados para EaD”, justificou o reitor da Ulbra, Thomas Heimann. Segundo ele, o encerramento das atividades se deve também à crise enfrentada pela Ulbra e à reestruturação que integra o processo de recuperação judicial.

A instituição ofereceu aos alunos a opção de migrar para as unidades de Canoas, a 20 quilômetros do campus Gravataí, com 60% de bolsa até a formatura, com o valor do crédito de Gravataí.

A Ulbra Gravataí tem 581 alunos matriculados nos cursos de Direito, Psicologia e Educação Física e emprega 70 profissionais, entre professores e técnicos administrativos. A mantenedora informou que os profissionais serão direcionados para outras unidades e que, “a princípio”, não haverá demissões. Na noite de terça-feira, 11, um grupo de estudantes protestou em frente ao campus, no bairro São Vicente.

Em ofício enviado à prefeitura, o Centro Acadêmico Lia Pires afirma que o desconto ofertado pela Ulbra não é suficiente para mitigar os problemas causados pela mudança. “Embora sob uma carcaça de “generosidade” esse desconto não cobre adequadamente os custos adicionais de deslocamento, o tempo extra investido e outros desafios logísticos que os alunos enfrentam”, diz o comunicado.

O fechamento da unidade da Ulbra em Gravataí vem ocorrendo desde o início de 2023. Em março daquele ano, a Aelbra, que pertence ao grupo paulista Evolua de Educação desde abril de 2022, anunciou a alienação do campus para a prefeitura do município pelo valor de R$ 21,7 milhões. As receitas obtidas com a venda de ativos, medida prevista no Plano de Recuperação Judicial aprovado em Assembleia de Credores em novembro do ano anterior, foram direcionadas ao pagamento do passivo trabalhista da Aelbra.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Aelbra informou que o encerramento definitivo das atividades presenciais no município se deve à reestruturação organizacional para garantir a sustentabilidade econômica da instituição. Leia a íntegra:

Descontinuidade da unidade presencial em Gravataí

Em respeito à relação de confiança com nossa comunidade, confirmamos a descontinuidade da unidade presencial em Gravataí ao término deste primeiro semestre de 2024, no final de julho. É uma medida que faz parte da reestruturação organizacional da instituição, com o objetivo de garantir a sustentabilidade econômica e preservar nosso maior patrimônio, que é a oferta de um ensino de qualidade, avaliado com nota máxima pelo MEC. 

Vamos facilitar alternativas para a continuidade dos estudos. Entre elas, a possibilidade aos estudantes de troca de curso e/ou transferência para outro campus da Ulbra, com 60% de desconto na mensalidade até a conclusão do curso (excetuando-se o curso de Medicina), ou ainda para a modalidade EAD da Ulbra. Em dois dias, 25% dos 581 matriculados já manifestaram a intenção de transferência para outro campus da Ulbra.

A comunidade escolar foi informada em reuniões por grupos (colaboradores, coordenadores, professores e alunos) na última quinta-feira (6/5). Professores e colaboradores estão sendo convidados a se transferirem para o campus Canoas da Ulbra, distante menos de 20 km. 

Lembramos, ainda, que a Ulbra permanece atuando no município de Gravataí a partir de seu polo de Educação a Distância (EaD), em novo endereço, com a oferta de cursos 100% EaD e cursos híbridos.

Para maiores orientações, a Ulbra está à disposição por meio dos canais de comunicação direta com o aluno e pelas coordenações de curso.

Comentários