CULTURA

Dois autores apresentam suas obras em “esquenta” para a Feira do Livro

Pablito Aguiar e Amaro Abreu, ambos autores que usam as artes visuais como forma de expressão, autografarão suas obras em novo espaço de eventos da Isasul, no Centro Histórico de Porto Alegre
Por César Fraga / Publicado em 1 de outubro de 2024

Dois autores apresentam suas obras em esquenta para a Feira do Livro

Foto: Extra Classe/Reprodução

Foto: Extra Classe/Reprodução

No próximo dia 5 de outubro, às 16 horas, a Livraria Isasul,  no Centro da Porto Alegre, inaugura um espaço para eventos e promove um aquece, como prévia para a 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 1º a 20 de novembro na Praça da Alfândega.

O Esquenta, como está sendo chamado o evento, vai contar com a participação do artista visual porto-alegrense Amaro Abreu, que lançou neste ano o livro “O Islã e a Maçã” (Pubblicato Editora) e do quadrinista e designer Pablo Aguiar/Pablito, que traz o livro “Conversas em Porto Alegre”, quadrinhos recheados de boas conversas – “As entrevistas que ele faz são já um soco na cara da pressa, porque ele para pra ouvir, sentir os entrevistados”, escreve Luís Augusto Fischer na contracapa.

O espaço para eventos, de acordo com os proprietários Isatir Bottin Filho e Simone Bottin Pereira, será destinado a lançamentos, sessões de autógrafos e bate-papos sobre livros e o mercado livreiro, entre outros assuntos. “O objetivo é confraternizar com editores, livreiros, escritores, clientes e público em geral e saudar a  Feira do Livro de Porto Alegre, que se aproxima”.

Amaro Abreu

Dois autores apresentam suas obras em esquenta para a Feira do Livro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Islã e a Maçã  apresenta relatos do artista Amaro Abreu durante os meses em que viajou pelo Oriente Médio, inclusive pelo  campo de refugiados palestinos Nahr al-Bared. O livro tem prefácio das jornalistas Eliane Brum e Lelei Teixeira e pósfacio de Rosina Duarte.  A poeta egípcia Amar Al Qady também participa da publicação. Uma das propostas do projeto é a atuação de diversas mulheres em contraponto ao apagamento feminino na região.

Amaro Abreu possui formação em Artes Visuais e trabalha com arte urbana desde 2007. Ministrou durante cinco anos oficina de grafitti para crianças do Ensino Público, pelo projeto Mais Educação. Já pintou e participou de eventos em diversos países da América e Europa. Em 2015, morou um período no México, conhecendo a região e fazendo contato com diversos artistas locais. Em 2018, esteve em uma residência no Oriente, passando por Egito, Líbano, Síria e Índia, participando da Bienal do Cairo e pintando em campos de refugiados de pessoas da Palestina e Síria. Realizou a exposição individual ‘Vida Paralela’, que passou pela Galeria Mario Quintana, em Porto Alegre, pelo Instituto Goethe de Salvador, Bahia e pela Jefrey Store, no Rio de Janeiro. Publicou o livro Habitat pela Editora Libretos com desenhos e escritos sobre sua trajetória artística.

Pablito Aguiar

Já, Conversas em Porto Alegre, de Pablito Aguiar, apresenta em forma de quadrinhos: quatorze pessoas, doze histórias e uma cidade. Concebido a partir de entrevistas que começaram em 2018, a obra traz à tona a vida de 14 personagens distintos que, em comum, fazem da Capital do Rio Grande do Sul seu lugar de moradia, trabalho e luta.

Dois autores apresentam suas obras em esquenta para a Feira do Livro

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Amélia é médica de família. Deraldo é pescador artesanal. Adriana é mãe de cinco filhos e evangélica. Dodô e Vera são agricultores sustentáveis e expõem seus produtos na Feira Ecológica do Bom Fim. Betinho é o porteiro do Edifício Santa Cruz, no centro da cidade. Alice de Oliveira Martins foi líder da Ocupação Baronesa, que existiu em 2019, na Cidade Baixa. Toniolo é o famoso pichador e artista urbano. Genifer é mãe, artista e poeta. Janja é uma das lideranças do Quilombo dos Alpes, localizado no bairro Cascata. Beiço e Michele são pessoas em situação de rua, enquanto Marques Leonam é professor de jornalismo na PUC, hoje aposentado, e Abraham é artista de rua, o “Anjo” da Esquina Democrática, nascido em Córdoba, na Argentina, e há 25 anos morando na capital gaúcha.

Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015 escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016 lançou o seu primeiro livro, Alvorada em Quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Pablito também é autor de Almoço, uma conversa com Eliane Brum (Arquipélago, 2022).

Dois autores apresentam suas obras em esquenta para a Feira do Livro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A livraria

A Isasul já está há mais de 40 anos no mercado livreiro gaúcho e atua nos mais diversos estilos, do adulto ao infantil, passando por clássicos da literatura brasileira e mundial, quadrinhos e publicações de autores gaúchos destacadas na entrada da livraria. Fica na Rua Riachuelo, 1236, Centro Histórico de Porto Alegre. A livraria foi criada em 1987, por Isatir e Marlene Bottin, pais dos administradores atuais.

Comentários