Matéria veiculada na última edição do Extra Classe sobre problemas na gestão da Univates teve repercussão na imprensa de Lajeado. Segundo o Jornal Informativo do Vale do dia 19 de março, a Associação dos Docentes da Fuvates (Adof) solicitou esclarecimentos à Universidade. A Reitoria da instituição, por sua vez, não se pronunciou ao jornal, dizendo tratar-se de assunto interno.
No dia seguinte, em nota pública assinada pelo reitor, próreitores e presidente da Fuvates, a Univates admitiu a contratação de “assessoria especial” para averiguação de processos e controles utilizados pela Universidade. O texto também diz que esta assessoria foi contratada “a partir de suposições de insegurança sobre a eficiência de controles” e “suspeita de eventual possibilidade de inconformidades na gestão”, e nega qualquer desvio de recursos no Centro Universitário.
A partir destes desdobramentos e, especialmente, pela demora de manifestação oficial da instituição, o Sinpro/RS, após contato com os professores, solicitou agendamento de reunião com a Reitoria, agora marcada para o início de abril. “O Sindicato lamenta a falta de priorização dos professores na divulgação dos resultados desta “assessoria”, visto que eles esperavam um retorno”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.