Marketring Cultural – das práticas à teoria, de Manoel Moarcondes Machado Neto (Editora Ciência Moderna, 260 páginas) é um livro pioneiro no Brasil sobre o tema. Embasa teoricamente e defende a prática como segmento rentável entre as atividades produtoras de riqueza e empregos. Números, legislação e tendências deste mercado são minuciosamente analisados. Conceitos como o da crescente mercantilização das formas simbólicas e sua incorporação pelas instituições/organizações de comunicação de massa produziu, rotineiramente, valoração econômica daquelas formas dentro da mídia. Em certos campos de produção e troca simbólica, o valor simbólico, de bem pode ser inversamente relacionado com seu valor econômico, no sentido, de quanto menos comercial ele for, tanto mais valor terá a ele atribuído. Um exemplo disso seriam a ópera e o ballet, que depende fortemente de subsídios para sua existência. Além disso o livro também detalha a prática empresarial que dá nome à obra. O autor propõe uma classificação para essa prática enfatizando-a como uma estratégia eficaz de relações públicas. O livro basicamente baseia-se na tese de doutorado defendida por Marcondes na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo – ECA, em 2000, que é, seguramente um dos poucos livros editados sobre o assunto.