O lançamento do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias, no dia 10 de setembro, reuniu professores, funcionários técnicos e administrativos e estudantes de diversas instituições comunitárias gaúchas no hotel Embaixador, em Porto Alegre. A iniciativa é do Sinpro/RS, Sinpro Caxias, Sinpro Noroeste e Fetee Sul. O Fórum se constitui em espaço de discussão sobre a gestão democrática das IES Comunitárias do RS.
Foram apresentados painéis sobre o histórico da Gestão Democrática, estágio de tramitação do Projeto de Lei 7639/2010 no Congresso Nacional e a retomada das propostas de emendas ao projeto, além da definição de políticas para ampliação da gestão democrática nas instituições comunitárias. O evento foi aberto com um painel sobre gestão democrática, que contou com a participação do ex-reitor da Unisc, professor Luiz Augusto a Campis; Sirley Gedoz, professora da Unisinos, e Paulo Luiz Zugno, professor aposentado da UCS.
O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, ressaltou que o Fórum é resultado dos seminários promovidos pelo Sindicato em 2010 para debater o Projeto de Lei sobre o marco regulatório e os rumos do segmento comunitário na educação superior. “Em 2010 ocorreram eleições em diversas universidades, como a UPF, URI, Urcamp, Unijuí e UCS, sendo que em várias instituições houve participação de mais de uma chapa, o que evidencia a vitalidade das IES comunitárias”, assinalou o dirigente. “Queremos que a gestão democrática seja um elemento de identidade das comunitárias”, apontou Fuhr.
Os participantes aprovaram um Manifesto de lançamento do Fórum, destacando os elementos que identificam uma gestão democrática de uma instituição comunitária de educação superior, tais como o posicionamento contrário à mercantilização do ensino, transparência e impessoalidade de gestão, participação da sociedade organizada nos conselhos diretor e gestor das mantenedoras e direito de organização dos segmentos da comunidade acadêmica, entre outros. A íntegra do documento está disponível em www.sinprors.org.br/manifesto.
Foto: Igor Sperotto
Foto: Igor Sperotto