Projeto Potência recebe Artur Ferreira na Fundação Ecarta
Imagem: Artur Ferreira/Divulgação
Colocando a linha do tempo da história humana sob novas perspectivas e possibilidades de interpretação, Artur Ferreira, de 23 anos, apresenta a mostra O quarto de Gitão, no Projeto Potência da Galeria Ecarta.
A exposição explora questões relacionadas à representação figurativa e à sensibilidade humana através da história por meio de linguagens formais da arte, como desenho, escultura e pintura. A inauguração da mostra ocorre na quinta-feira, 15, às 19h, na Fundação Ecarta e tem entrada franca.
Com curadoria de André Venzon, a mostra é fundamentada na história da arte. O artista pretende evidenciar o legado artístico do passado como um potente ponto de partida para produzir algo de novo, trazendo resquícios da sensibilidade de tempos muito longínquos.
Gitão é personagem do romance Satyricon, obra literária escrita por Petronius Arbiter ou Titus Petronius (27-66 d.C), considerada uma das mais importantes para se estudar e conhecer o mundo romano do século I d.C.
Projeto Potência
Imagem: Artur Ferreira/Divulgação
A iniciativa tem como objetivo avançar no programa de artes visuais desenvolvido desde 2005. Assim, a Galeria Ecarta amplia a variedade de exposições, unindo pesquisa e difusão de arte contemporânea.
Com uma nova sala para mostras, reforça a produção de jovens artistas e estimula o debate sobre a arte produzida no nosso tempo.
Artur Ferreira é o quinto convidado a ocupar este novo espaço que recebeu neste ano Leonardo Lopes, Valéria Barcellos, Pedro EMCB, Kami Bouviet. A temporada encerra com a mostra do fotógrafo indígena Vherá Xunú.
O artista, por meio das linguagens do desenho, pintura, escultura e fotografia, explora questões relacionadas à representação figurativa e sensibilidade na história.
Por meio de uma perspectiva baseada em análise de artefatos de períodos da história da arte, mais evidentemente a antiguidade clássica.
Serviço
Inauguração da mostra O quarto de Gitão
Quando: 15 de dezembro de 2022, às 19h.
A visitação vai até 15 de janeiro, de terça a domingo das 10h às 18h, inclusive feriados.
Onde: Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Entrada franca