GERAL

Fórum Mundial de Educação

Publicado em 14 de dezembro de 2013

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Programado para os dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2014, na Ulbra, em Canoas, o Fórum Mundial de Educação PedagogiaRegião Metropolitana e Periferias contrapõe ao modelo vigente de ensino as alternativas para formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e bem-estar de suas comunidades. Inserido no processo do Fórum Social Mundial, o FME busca “o aprofundamento de reflexões e o intercâmbio livre de experiências, na construção de uma educação centrada no ser humano e pautada pela justiça social e ambiental”, define o coordenador, Albert Sansano. A começar pelo educador português José Pacheco, da Universidade do Porto, convidado para o ato de pré-lançamento do FME no dia 18 de novembro, o evento contará com painéis de especialistas e educadores de diversos países. O Fórum de Educação é organizado pela prefeitura de Canoas. Confira a programação e formulário para inscrição em www.fmecanoas2014.com.br.

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA – Após denúncia protocolada pelo Sinpro/RS no Ministério Público do Trabalho em Novo Hamburgo, a direção do Colégio Adventista Canudos assinou, em outubro, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), comprometendo-se a abster-se de instalar câmeras de vídeo para controle, vigilância ou fiscalização dos professores e demais empregados. O TAC estabelece a obrigatoriedade da retirada dos equipamentos caso não sejam usados estritamente em locais de circulação de pessoas, para finalidade específica de segurança.

COMUNITÁRIAS – A Lei 12.881/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em novembro, prevê que as instituições comunitárias também poderão participar de editais para obtenção de recursos públicos em pesquisa e extensão, além de angariar fundos para manter hospitais e outras instalações administradas por elas. Em contrapartida, a nova lei estabelece que as verbas transferidas pelo poder público sejam aplicadas na prestação de serviços gratuitos à população, voltados à formação e ao desenvolvimento dos alunos e da sociedade.

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