Fotos: René Cabrales
O mês de agosto é esperado com ansiedade pelos apaixonados por leitura, pois é quando acontece a Jornada de Literatura de Passo Fundo. Prova disso, é que em nove dias encerraram-se as inscrições para o evento, que está em sua nona edição.Com o tema 2001: uma jornada na galáxia de Gutemberg, a Jornada acontece de 28 a 31 de agosto, dentro do Campus da Universidade de Passo Fundo – uma das
novidades em relação aos outros anos.O tema escolhido, além de ser uma homenagem aos 600 anos do inventor da imprensa, Johannes Gutenberg, pretende formar um debate sobre a situação do livro frente às novas tecnologias. Segundo a Coordenadora Geral do evento, Tania Rösing, o tema é “um assunto palpitante em todo o mundo, pois se discute o fim, ou não, do livro impresso”. Esta questão que trata da evolução do livro ao e-book será debatida no dia 30 por grandes nomes, como o escritor Mário Prata, o jornalista e escritor Fernando Morais e o embaixador do Brasil na Nova Zelândia, Edgard Telles Ribeiro.
O primeiro dia da Jornada, 28, entre outras atrações reunirá Antonio Skármeta (Chile), autor do livro O Carteiro e o Poeta, Zilá Bernd, Marina Colasanti e Alberto Manguel (Canadá) para falarem sobre “A literatura como construção e expressão da identidade dos povos”. Também será divulgado o vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari-Bourbon de Literatura. No dia 29, “Seis poetas em busca de um leitor” será o tema a ser discutido por Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Paula Tavares (Portugal) e Dean Lermen (Colômbia), entre outros. O último dia terá Frei Betto, Emir Sader e Antônio Torres para palestrar sobre “A preservação da identidade cultural no contexto da globalização”.
Not available
Soma-se ao evento principal, várias novidades. A mais importante está direcionada para as crianças e adolescentes, a 1ª Jornadinha Nacional de Literatura. “Era perigoso para as crianças ficarem na lona principal. Então resolvemos não impedi-las de participar do evento”, revela Tânia, que completa afirmando que a Jornadinha terá a mesma seriedade e assuntos pertinentes. Ocorrerá seminários com escritores, cursos, espetáculos teatrais, esquetes infantis, instalações lúdicas e uma oficina de quadrinhos com o desenhista Eloar Guazzeli Filho. As presenças de Ziraldo e Ruth Rocha, grandes nomes da literatura infantil, já estão confirmadas.
O jornal Extra Classe também estará na Jornada em edições diárias especiais durante todos os dias do evento com uma novidade, o Extra Classe da Jornadinha, especial para as crianças.
Duas décadas – As jornadas literárias completam 20 anos. Desde a 1ª Jornada Sul-Riograndense de Literatura, em 1981 quando participaram cerca de 800 pessoas, até hoje, duas décadas de experiências são a base para a grandiosidade da 9ª Jornada Nacional. Este ano, o evento terá mais de 4 mil pessoas e contará com uma estrutura de oito lonas: a principal, a da Jornadinha, lonas satélites para as oficinas e mesas redondas com os escritores e a lona Circo Girassol, onde haverá teatro e mostras de cinema. Além disso, haverá mais um espaço de dois mil metros para a Feira do Livro, e outros espaços para a Praça de Alimentação e para a imprensa.