Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais – Luiz Artur Ferraretto
É a terceira obra do autor sobre o rádio. Apresenta a contextualização do rádio durante três décadas que relembram as primeiras emissoras gaúchas, o radioteatro, as radionovelas, os seriados infanto-juvenis, os calouros e animadores, os primeiros programas de humor, os noticiários e transmissões esportivas no estado, além da consolidação do rádio comercial. O livro conta com o cenário político, o papel da imprensa, a evolução da programação e imagens fotográficas e documentais que fazem o leitor voltar no tempo. Editora da Ulbra , 255 páginas, R$25,00
A bússola do escrever – Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações – Lucídio Bianchetti e Ana Maria Machado
Quem se envolve com a pesquisa sabe das dificuldades do processo de elaboração de teses e dissertações. Na coletânea, os próprios autores compartilham suas descobertas e maneiras de orientar para estimular comparações sobre as certezas e dúvidas que norteiam o trabalho. Há um leque de situações que vão da orientação à escrita. O livro conta também com a colaboração de 19 autores que contextualizam a pós-graduação na educação brasileira, relações do autor e o projeto, orientações virtuais, entre outras realidades. Cortez Editora, 408 páginas, R$37,00
O Conhecimento em Construção – Das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos – Roland García
A teoria piagetiana atualizada e com possibilidades crescentes de aplicação prática é um dos objetivos do livro. O autor foi um dos mais importantes colaboradores de Piaget, e busca ampliar e sistematizar a Epistemologia Genética como teoria científica integrada. Há uma revolução das concepções atuais acerca das relações entre ciência e filosofia e entre a epistemologia, a teoria do conhecimento, a filosofia da ciência e a sociologia do conhecimento científico. O livro se divide em três partes: a organização do material empírico, a teoria construtivista do conhecimento e a construção da ciência. Artmed Editora, 192 páginas, R$29,00
Psicanálise, Arte e Estéticas de Subjetivação – Giovanna Bartucci
Já na introdução do livro, há um ensaio da autora que aborda O divã na TV: entre os reality shows e a teledramaturgia; depois há nove textos, entre ensaios e artigos, de outros escritores com uma temática variada e atual que colaboram para dar continuidade a temas de pesquisa voltados para arte, literatura e cinema. A obra pertence a uma coleção de três volumes que tratam de literatura, estética de subjetivação e psicanálise e cinema para refletir sobre a constituição da subjetividade ou ainda as formas de subjetivação. Imago Editora, 408 páginas, R$54,00
O Currículo Ressignificado – Volume 2 – Marina Rodrigues Borges Acúrcio e Rosamaria Calaes de Andrade
Aprender a aprender é uma necessidade. No volume dois, da coleção Escola em Ação, há várias experiências docentes que favorecem essa tarefa a partir da pluralidade dos ambientes escolares no Brasil. Aulas de Geografia, Arte, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira são exemplificadas desde as reflexões teóricas até os trabalhos desenvolvidos. O livro conta com imagens dos alunos durante os projetos e desenhos. Artmed Editora, 256 páginas, R$29,00
Educação e Classes Populares – Perspectivas de um fazer pedagógico crítico – Série Educação – Gestine Cássia Trindade
O reconhecimento do limite e da força dos processos educativos nas escolas e nas organizações populares é uma das reflexões do 12º volume da série. A autora lança o olhar para fazer um registro pedagógico sobre os processos educativos vividos e construídos. O livro mostra ainda as contradições dos processos educativos nas escolas e nas organizações populares, chegando à construção de possibilidades inclusivas e emancipatórias da educação das classes populares na configuração da pedagogia crítica. UPF Editora, 117 páginas, R$25,00