FORMAÇÃO DOCENTE
Formação permanente do professorado: novas tendências (111 p. Ed. Cortez), de Francisco Imbernón, com tradução de Sandra Trabucco Valenzuela, aborda a delimitação das funções dos professores e desenvolve o conceito de uma nova formação permanente com base na colaboração, organização escolar minimamente estável e capaz de apoiar a formação, e na aceitação da diversidade entre os professores. O livro destina-se a estudantes, professores e demais interessados em novas tendências da formação docente.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
História Social da Educação no Brasil (1926-1996) – (972 pág. Editora Cortez), de Marcos Cezar de Freitas e Maurilane de Souza Biccas. De forma cronológica e no contexto político de cada fase entre 1926 e 1996, narra a história da difusão e consolidação da escola popular de massas no país e de sua conquista pelas massas, bem como aborda o processo que desvalorizou os ganhos dessa expressiva conquista política. Nessa travessia, as crianças de zero a seis anos de idade ou os protagonistas da educação de jovens e adultos, segundo os autores, foram excluídos nesse processo de apropriação de um direito universal.
DOCUMENTO HISTÓRICO
Com o lançamento de Os Segredos do Jarau(Edipucrs/Arquivo Histórico, 347 p.) chega ao 18º volume a Coleção Varella – Documentos sobre a Revolução Farroupilha. O selo vem tornando públicos documentos que se constituem em preciosas fontes primárias para o trabalho de estudantes e pesquisadores de todas as áreas, além de promover a preservação da memória e da história gaúchas. Neste volume estão reunidas as transcrições de originais históricos e a correspondência do estancieiro e general Bento Manoel Ribeiro, que manteve estreitas relações com os líderes da Revolução Farroupilha e os Imperiais.