Os sensacionalismos do sensacionalismo – uma leitura dos discursos midiáticos (Sulina, 166 p.) Not available Not available
Os sensacionalismos do sensacionalismo – uma leitura dos discursos midiáticos (Sulina, 166 p.) Not available Not available
Neste estudo sobre a falta de isenção e a parcialidade dos discursos da mídia, o jornalista e professor de Comunicação da PUCRS, Roberto Ramos, faz a opção por uma trajetória peculiar de análise. O autor disseca os conteúdos da revista Seleções, do reality show Casa dos Artistas 3 e dos telejornais Aqui e Agora e Jornal Nacional para estabelecer as peculiaridades da mensagem sensacionalista em contraposição ao discurso não sensacionalista. Questiona o que vem a ser sensacionalismo e o que esse recurso representa no processo de comunicação. Ramos recorre a pensadores como Roland Barthes, Edgar Morin, Freud, Lacan, Bakhtin e Agrimani e sugere pontos a serem discutidos, além de oportunizar ao leitor a livre opção a partir dos próprios conhecimentos.