CULTURA

A revista como expressão cultural

Por Grazieli Gotardo / Publicado em 27 de maio de 2013

extrato_5

Not available

Not available

A obra Mídia Impressa: Para além do bem e do mal (Ed. Paco Editorial), organizada pelos professores Bento de Abreu, Cristianne Rocha e Tânia Almeida, reúne 12 artigos sobre estratégias de representação na mídia revista. Os textos abordam temas como a construção de identidade jovem e de gênero na infância, o culto ao corpo holográfico, espécie de corpo idealmente performático e constantemente jovem. O livro é resultado das pesquisas de mestrado e doutorado e busca contribuir para compreender as relações entre as mídias e os diferentes campos político, social, econômico e cultural.

De acordo com os autores, o que costura as muitas perspectivas do livro é a ideia de que as revistas ultrapassam o papel de veículo de entretenimento e informação e “cumprem a função de produtora e reprodutora de textos e imagens que ensinam novas formas culturais de ser e estar no mundo”.

A publicação também traz informações sobre a primeira revista no Brasil, de janeiro de 1812, chamada As Variedades, publicada por um preso político nas masmorras de Fortaleza de São Pedro, na Bahia. E dados da Associação Nacional de Revistas (Aner) e contabiliza 4.705 títulos de revistas nas bancas no Brasil, com aproximadamente 30 milhões de leitores.

Comentários

Siga-nos