Not available
Not available
No primeiro semestre deste ano, o evento percorreu as cidades de Santiago, Rio Grande e Vera Cruz, com um público de 412 participantes – uma média de 90 professores por atividade, das redes pública e privada. Para o segundo semestre, estão previstas Conversas também nas cidades de Osório e Gravataí, além de outras localidades a serem confirmadas. “Temos viabilizado a continuidade e ampliação do projeto por meio de parcerias com as prefeituras municipais”, destaca Marcos Fuhr, presidente da Ecarta. “É o projeto que mais materializa a Fundação no interior do estado”.
Há três anos, o programa tem focado no eixo Infância, trabalhando com temas e abordagens para os professores da educação infantil, como letramento, linguagem corporal, jogos matemáticos, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). “A receptividade dos docentes da educação infantil é enorme. Há uma carência muito grande na oferta de atividades para este público, principalmente no interior do estado. Precisamos investir nesta etapa da educação, os professores que nela atuam sabem que o desenvolvimento cognitivo e afetivo é fundamental para a formação do indivíduo”, expõe Cecília.
Criado em 2005, o Conversa propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento, buscando o aprofundamento teórico, a ampliação de conhecimentos, o debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência. Os encontros contam com a participação de especialistas. Todas as atividades têm entrada franca.
Not available Not available
Ampliação para 2014
Dentre as metas da Fundação Ecarta para o próximo ano é levar o projeto Conversa de Professor para mais municípios, manter o eixo Infância e ampliar a abordagem para contemplar também professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As orientações foram tiradas do seminário realizado em julho pela Fundação Ecarta, com participação de diretores do Sinpro/RS e apoiadores do Conversa de Professor, para avaliar e definir os rumos do projeto para o próximo período.
“A decisão de manter o foco na Infância foi tomada pela grande demanda dos professores da educação infantil, no entanto, entendemos que é importante incluirmos os temas trabalhados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental”, conta Cecília Farias.
Dentre os temas de nidos para o próximo ano, o papel do professor na educação dos 0 aos 3 anos de idade; afetividade, identidade e autonomia; linguagens e expressão; inclusão (autismo, Síndrome deDown, déficits); diversidade cultural; meio ambiente.
A ideia é ampliar as parcerias com as prefeituras municipais e outras instituições. Sugestões podem ser enviadas para a Ecarta (conversadeprofessor@ fundacaoecarta.org.br). Mais informações e a programação por cidade no site da Ecarta (www.fundacaoecarta.org.br).