Exposição de Sandro Ka traz reflexão sobre a bandeira do Brasil e demais signos cívicos
Foto: Igor Sperotto
Provocando debates, a exposição Sobre o que sonha despertou interesse por trazer a bandeira do Brasil, suas cores e signos cívicos para uma reflexão. Com fotografias e vídeos, a exposição também apresenta obras interativas, como um quebra-cabeças da bandeira nacional composta de 4.608 peças convidando os visitantes a participar dessa construção.
A mostra de Sandro Ka, que é pesquisador, professor, mestre e doutor em artes visuais, por conta do grande interesse do público, foi prorrogada e ficará em cartaz até o dia 23 de dezembro, na Galeria Ecarta. A entrada é franca.
Além da bandeira, a exposição também conta com quadros que, utilizando a alegoria do mosaico, conformam retratos de todos os presidentes após a ditadura militar, encerrada em 1985.
A seleção reúne trabalhos inéditos do artista, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. “Um convite a pensarmos justamente em um dos momentos mais dramáticos da história recente do Brasil”, pontua.
Para o curador, o artista expressa sua poética motivada por uma inteligente e aguda ressignificação da arte e seus códigos, da sociedade e seus mitos, da cultura e suas regras – e convida para essa imersão nessa mostra.
Sandro Ka pertence a uma geração de artistas que examinam os significados do cruzamento entre a cultura popular e acadêmica, empregando o humor e a ironia para discutir a validade das regras convencionais do processo de apropriação da arte.
Foto: Igor Sperotto
SERVIÇO
Exposição – Sobre o que sonha, de Sandro Ka
QUANDO: até 23 de dezembro, de terças a domingo, das 10h às 19h.
ONDE: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943. Porto Alegre
Entrada franca