Exposição apresenta desenhos inéditos de Iberê Camargo
Desenho: Divulgação
Desenho: Divulgação
Responsável por quase 4 mil trabalhos, o artista gaúcho Iberê Camargo ainda tem trabalhos que o público não conhece. A exposição Iberê Camargo: Desenhos irá apresentar mais de 400 obras inéditas ou raramente expostas do pintor. A mostra abre no dia 15 de abril, às 14h e tem entrada gratuita.
Com curadoria de Vera Chaves Barcellos, as artes vão desde os primeiros estudos do pintor até a sua morte, em agosto de 1994. A seleção irá apresentar autorretratos, desenhos da figura humana, paisagens e outros motivos que atravessam a vida de Iberê Camargo.
Para Vera, o desenho é a mais espontânea e, talvez, a mais reveladora das formas de expressão do artista. “Constatei que neles poderia haver uma maior revelação de quem fora Iberê Camargo, em todos e extremamente variados momentos de seu inquieto e conturbado temperamento”, explica a curadora.
Ela também explica que por meio dos desenhos é possível fazer uma análise da personalidade do artista. A seleção desvenda os valores, certezas, obsessões, traumas, medos e fantasmas do pintor.
SERVIÇO
Iberê Camargo: Desenhos
Quando: sábado, 15 de abril, às 14h. Visitação até 15 de outubro, quinta a domingo, das 14h às 18h;
Onde: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Bairro Cristal)
Ingressos: O dia de abertura da exposição tem entrada gratuita. Às quintas, a entrada é gratuita, e, de sexta a domingo, os ingressos custam entre R$10 e R$20 (Sympla e na recepção da Fundação Iberê, somente nos cartões de débito e crédito)