Filme rodado nas Missões em idioma guarani é destaque em mostra e no Canal Brasil
Foto: Ana Luiza Silva/Divulgação
Foto: Ana Luiza Silva/Divulgação
Florência é uma jovem indígena criada e pela avó e que segue os modos e costumes da tradição mbya guarani. Ela fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que acontece um eclipse da Lua. A menina iniciará um rito de passagem e de transformações. Este é o mote do filme Um Tempo pra Mim, da diretora de cinema Paola Malmann, que não se furtou de ousar pelo ineditismo.
O curta-metragem foi inteiramente rodado em idioma guarani e com não-atores indígenas da comunidade Tekoa Koenju de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul.
O filme será destaque na Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual dedicado a temas socioambientais e que será realizado de 31 de maio a 14 de junho na capital paulista. As exibições serão nos dias 2 de junho, às 16h30min na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema Augusta, e em 8 de junho, às 17h na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo.
O curta mistura ficção com linguagem documental para apresentar a história Florência em seus ritos de puberdade e descobertas, sempre permeada pelos costumes e tradições das mulheres da comunidade em que vive.
Conforme a diretora Paola Mallmann, a ideia original do curta começou a ser concebida após ela ter participado de um seminário sobre educação menstrual com a colombiana Carolina Ramirez, que trabalha a perspectiva de ampliar a conscientização da importância da dignidade menstrual na vida das meninas e mulheres de diferentes nações com o propósito de desmistificar tabus e por uma perspectiva emancipatória.
“O potencial de conexão e relevância do tema, alinhada com os estudos sobre as culturas indígenas e com a aproximação já anterior com comunidades guarani, me despertou a vontade de conhecer melhor esta realidade, pesquisando e ouvindo a partir da troca com mulheres indígenas sobre esse momento da vida que é tão marcante e diverso”, contextualiza a cineasta.
Foto: Pam Hauber/Divulgação
Filme premiado
Com produção executiva de Beto Rodrigues, Um Tempo pra Mim também será projetado em 14 de junho no Festival Guarnicê de Cinema em São Luís do Maranhão. O curta-metragem irá ao ar ainda no Canal Brasil no dia 5 de junho, às 13h, no programa Maratona Curta na Tela, e será reprisado em 11 de junho, às 7h.
Foto: Reprodução O Pará Cultural
Foto: Reprodução O Pará Cultural
Quem trabalhou no curta
Foto: Reprodução O Pará Cultural
Foto: Reprodução O Pará Cultural