Fundação Ecarta inaugura três exposições com entrada franca
Foto: Divulgação
A Fundação Ecarta inaugura três exposições de artes visuais em seus diferentes espaços expositivos na terça-feira, 10, às 19h. A partir das 17h, haverá uma roda de conversa com os artistas e curadores. A visitação vai até 12 de novembro de terças a domingos, inclusive em feriados, das 10h às 18h, com entrada franca.
A exposição “a terra é tudo de certo modo”, na Galeria Ecarta, é da artista Claudia Hamerski, com curadoria de André Severo, com ênfase em trabalhos de desenhos da natureza.
Já a mostra Docência Obsoleta e a sala de aula expandida integra o projeto Professor Artista/Artista Professor e apresenta o trabalho de Estevão da Fontoura, com curadoria de Ízis Abreu. O trabalho tem como destaque obras no formato de livros de artistas que abordam o papel da escola na formação contemporânea.
Fotografia, memória e ficção: um triângulo amoroso ocupa a sala do Projeto Potência com o trabalho do artista André Dias Vieira. É a quinta mostra selecionada pelo Edital de Exposições 2023 e tem como ênfase a fotografia e seus desdobramentos em diferentes dispositivos visuais.
Os artistas e suas propostas
Fotos: Divulgação
Os trabalhos evidenciam a escolha para onde olhar e o que se vê. “São um convite para que o corpo do visitante se relacione com os corpos dos trabalhos ou de um grande trabalho que é toda a exposição”, define Claudia Hamerski, que busca pelos desenhos, texturas, superfícies, volumes, que vão além do desejo da representação.
O artista e professor Estêvão da Fontoura tensiona os limites estabelecidos para os papéis sociais de professor, estudante, artista, pesquisador, curador.
“O mundo, o museu e a galeria se tornam uma extensão das fronteiras da educação básica pública. Este espaço de diálogo ampliado, leva a arte e a educação a outro patamar: porta-vozes de transformações necessárias e inadiáveis que estão em curso, da sala de aula para a vida”, pontua o expositor do projeto Professor Artista/Artista Professor.
Em Fotografia, memória e ficção: um triângulo amoroso, o jovem artista André Dias Vieira articula reflexões e tensiona o modo de pensar o tempo e o espaço na arte contemporânea, discorrendo sobre questões de registro, afeto e invenção “não apenas como uma forma de refúgio ou escape da realidade, mas como uma afinação do olhar para a vida enquanto potência poética”.
SERVIÇO
Exposições de artes visuais
“a terra é tudo de certo modo”, de Claudia Hamerski – Galeria Ecarta
Fotografia, memória e ficção: um triângulo amoroso, de André Dias Vieira – Projeto Potência
Docência Obsoleta e a sala de aula expandida, de Estevão da Fontoura – Professor Artista/Artista Professor
Abertura: 10 de outubro de 2023, 19h
Visitação: até 12 de novembro de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h.
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS.
Entrada franca