L&PM investe em plataforma digital de microaprendizagem de literatura

Imagem: Domínio Público
Machado de Assis aos 57 anos: coletânea de 1896 está entre os clássicos da coleção
Imagem: Domínio Público
Várias histórias, de Machado de Assis (272 p., 2003) é um dos clássicos da literatura relançados no formato pocket pela LP&M na Classe, coleção que integra uma plataforma digital de microaprendizagem que propõe uma abordagem de ensino com conteúdos sucintos, objetivos e direcionados para educadores, estudantes e familiares.
A coleção e a plataforma são voltada para as leituras obrigatórias do vestibular, para subsidiar professores do ensino médio no planejamento das aulas sobre literatura e também os demais conteúdos do novo currículo do ensino médio.
O livro de Machado vem com notas, biografia do autor e uma cronologia assinados pelo professor de literatura Luís Augusto Fischer. “Se Machado de Assis (1839-1908) houvesse publicado apenas este volume, ainda assim seu nome deveria figurar entre os grandes escritores brasileiros de todos os tempos e entre os maiores contistas de seu tempo, em todo o Ocidente”, lembra Fischer.

Capa: Reprodução
Capa: Reprodução
Entre as obras disponíveis estão ainda A metamorfose, de Franz Kafka, Lisístrata: A greve do sexo, de Aristófanes, Contos gauchescos e lendas do sul, de Simões Lopes Neto. Todas as obras são comentadas.
Produzido de “professor para professor”, esse conteúdo sobre os livros – que permite ao estudante ter um aprofundamento da obra a partir de sua contextualização – apoia o trabalho em sala de aula ao mesmo tempo que aproxima estudantes e familiares de leituras que, por falta de conhecimento, são rejeitadas por difíceis ou enfadonhas, informa a editora.
A plataforma também adota uma linguagem mais identificada com a rotina dos jovens e se utiliza de recursos como vídeos, imagens, links, cards multimídia e linguagem das redes.