CULTURA

Abre edital para curso para formação de produtores culturais do IFRS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre edital para seleção de estudantes do Programa de Formação, Produção e Gestão em Artes Cênicas no dia 11 de julho
Da Redação / Publicado em 10 de julho de 2024

 

Abre edital para cursos para formação de produtores culturais do IFRS

Foto: Rogério Jaques

Foto: Rogério Jaques

Abre nesta quinta-feira, 11, o processo de seleção de estudantes para o Curso nº 2 – Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. O curso faz parte do Programa de Formação, Produção e Gestão oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições vão até  6 de agosto. No próximo dia 19, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS) e o IFRS farão o evento de lançamento do Programa  no Auditório do 9º andar do Instituto Federal, às 19 horas.

O curso é destinado a trabalhadores das artes cênicas, produtores e gestores culturais e alunos do IFRS. São 20 vagas disponíveis para cada módulo. Com metodologia dinâmica que integra conhecimentos teóricos e práticas, tem como objetivo compreender a singularidade do campo da cultura, do sistema e da política cultural no qual o profissional está inserido. As aulas são presenciais e ocorrem nas terças e quartas-feiras das, 18h às 22h, no IFRS Campus Porto Alegre.

Recentemente reeleita para mais um mandato de três anos, a nova gestão do Sated/RS está promovendo uma série de iniciativas com recurso orçamentário oriundo da Emenda Parlamentar nº 3984001, da Deputada Federal Fernanda Melchionna. O curso de capacitação em produção e gestão em artes cênicas é o primeiro dessa série a ser divulgado.

Para Denise Wolff, uma das coordenadoras do curso junto ao IFRS, o Programa chega com o objetivo de contribuir na recuperação do setor cultural – um dos mais afetados pela pandemia da covid-19. “Dentre a diversidade de segmentos artístico-culturais, aqueles ligados às artes de espetáculos (teatro, dança, circo e afins) foram os mais comprometidos, por conta da própria característica de suas linguagens, baseadas na presença e na relação direta com o espectador”, afirma Denise.

Com foco na atualização dos produtores e gestores e considerando as singularidades da sociedade que emerge do contexto da pandemia, o Programa foi desenvolvido a partir de uma consulta à categoria sobre demandas emergentes para o setor cênico. Essa ação garante o alinhamento entre o projeto da formação e as necessidades dos trabalhadores (as) da cultura em teatro, dança, circo e afins, para aceleração e fortalecimento desses segmentos.

Segundo Luciano Fernandes, presidente do Sated/RS, “o curso é a oportunidade de a categoria de artes cênicas aperfeiçoar seus conhecimentos para produzir a sua arte com mais ferramentas, desenvolvendo seu intelecto para produção e integração com a política cultural do nosso Estado”. Ao fim dessa jornada, o estudante estará mais capacitado para o exercício da produção de arte e cultura.

EVENTO DE LANÇAMENTO – A cerimônia ocorre no dia 19 de julho, no Auditório do 9º andar do IFFRS, às 19h (“detalhes no Serviço”).

Detalhes do Programa

O Programa de Formação, Produção e Gestão em Artes Cênicas está distribuído em quatro módulos, que podem ser cursados de forma independente pelos estudantes. Cada módulo possui uma carga horária específica.

Curso nº 1 | O Campo da Cultura: Diversidade, Transversalidade e Política Cultural: o estudante vai refletir sobre os desafios éticos enfrentados no campo da cultura, como a preservação do patrimônio cultural, a apropriação cultural e a inclusão social, buscando desenvolver uma postura ética diante dessas questões (20 horas/aula). De 23/7/2024 até 6/8/2024 (aulas terças e quartas)

Curso nº 2 | Elaboração e Gestão de Projetos Culturais: o estudante desenvolverá habilidades no campo do empreendedorismo cultural, entendendo uma parte da histórica das políticas culturais do Brasil para compreender os diversos mecanismos de financiamento que existem hoje no País (30 horas/aula). 20/08/2024 até 05/09/2024 (aulas terças e quartas)

Curso nº 3 | Produção e Gestão em Artes Cênicas: vai compreender processos gerenciais de espaços, projetos e eventos culturais (80 horas/aula).
10/09/2024 até 13/11/2024 (aulas terças e quartas)

Curso nº 4 | Curso nº 4 | Laboratório de Práticas em Produção e Gestão em Artes Cênicas: os estudantes vão conhecer a legislação aplicada ao setor cultural, incluindo a Lei do Artista, Lei de Direitos Autorais e outras normas relevantes, visando promover o cumprimento das obrigações legais e a proteção dos direitos dos profissionais da cultura. (30 horas/aula).
19/11/2024 até 10/12/2024 (aulas terças e quartas)

Durante o Laboratório de Práticas em Produção e Gestão em Artes Cênicas (Curso nº 4), os participantes terão um estágio prático ao auxiliar na parte final da produção da cerimônia de entrega dos destaques do Prêmio Quero-Quero – premiação realizada no final dos anos 80 e início dos anos 90, com uma edição de retorno em 2006, a qual era focada apenas no teatro, mas que agora será ampliada para obras de dança e circo de todo o Estado. A data desta cerimônia de premiação está programada para o dia 13 de maio de 2025 no Theatro São Pedro.

Mais sobre o programa:

  • Há 20 vagas disponíveis para cada módulo.
  • A carga horária é de 20 horas.
  • As aulas serão presenciais, das 18h às 22h, no IFRS Campus Porto Alegre.
  • Destinado aos trabalhadores e trabalhadoras da classe artística e estudantes matriculados (as) no IFRS.
  • Inscrições neste link: https://poa.ifrs.edu.br/index.php/ultimas
  • Os (as) estudantes selecionados (as) e matriculados (as) receberão um auxílio estudantil, uma ajuda de custo por cada dia de aula, de acordo com sua frequência.
  • Mais informações neste link:  https://poa.ifrs.edu.br/index.php/ultimas
  • O recurso orçamentário é oriundo da Emenda Parlamentar nº3984001, da Deputada Federal Fernanda Melchionna, e a execução é uma parceria entre o IFRS e o Sated/RS.

Acesse:

www.satedrs.org.br

Comentários