Músicos atingidos pela enchente têm edital para realizar apresentações no Ecarta Musical
Foto: Igor Sperotto
A Fundação Ecarta, através do projeto Ecarta Musical lança edital de seleção de apresentações musicais que ocorrerão entre setembro de 2024 e janeiro de 2025. Das sete propostas a serem selecionadas, cinco serão destinadas a músicos que foram prejudicados pelos eventos climáticos, acontecidos no mês de maio no Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da instituição.
Valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul é o principal objetivo do projeto instituído em 2005 que já realizou mais de 350 espetáculos de artistas gaúchos, desde profissionais consagrados como estreantes. O projeto já recebeu o prêmio Açorianos de Música por valorização dos artistas e formação de público. Os shows selecionados deverão estar em harmonia com o espaço das apresentações da Fundação Ecarta.
O projeto Ecarta Musical prioriza apresentações mais intimistas, dirigidas a um público aproximado de 70 pessoas (em temporadas normais). Preserva características de sarau, com música e interação com a plateia, privilegiando shows exclusivos, com conceitos particulares sobre o repertório, como tributos, seleções especiais, efemérides, com programa distinto dirigido a um projeto cultural.
Cantores, instrumentistas e grupos gaúchos podem participar da seleção que leva em conta ineditismo da proposta, qualidade artística dos candidatos, currículo dos integrantes do grupo, adequação à estrutura física e conceitual do espaço, entre outros. Os shows têm entrada franca e acontecem quinzenalmente na sede da Ecarta em Porto Alegre, simultaneamente apresentados ao vivo no canal da Fundação Ecarta no Youtube.
Os projetos devem conter obrigatoriamente:
- Título do espetáculo;
- Descrição da proposta (Apresente sua proposta, descrevendo de forma clara e objetiva o que pretende realizar);
- Histórico da formação musical e currículo de todos os componentes;
- Repertório com o nome dos autores;
- Duas fotos em boa resolução, informando o crédito do fotógrafo;
- Clipping, reportagens, vídeos e críticas publicadas sobre o músico/grupo;
- Site e/ou links nas plataformas digitais e redes sociais;
- Telefone e e-mail para contato;
- Declaração de calamidade (exclusivamente para mpusicos atingidos).
As propostas serão avaliadas e selecionadas no dia 5 de agosto de 2024, por uma comissão de seleção, composta de três membros convidados e um representante da Fundação Ecarta. Poderão participar do processo seletivo, músicos – cantores/as e/ou instrumentistas, grupos de todo o estado.
Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Cesar Fraga.