CULTURA

Conferência debate referências clássicas e contemporâneas sobre a mitologia

De 23 a 27 de setembro, acontece a conferência 'A lógica do sensível e outras variações míticas' no Centro Cultural da Ufrgs, Museu da Ufrgs e Cinemateca Capitólio
Da Redação / Publicado em 19 de setembro de 2024
Circuito Mitológicas apresenta Conferência 'A lógica do sensível e outras variações míticas'

Foto: Collège de France

O evento traz ao público a oportunidade de ouvir e debater referências clássicas e contemporâneas nos estudos de mitologia e do pensamento de Lévi-Strauss.

Foto: Collège de France

De 23 a 27 de setembro, acontece a conferência A lógica do sensível e outras variações míticas no Centro Cultural da Ufrgs, Museu da Ufrgs e Cinemateca Capitólio. O evento traz ao público a oportunidade de ouvir e debater referências clássicas e contemporâneas nos estudos de mitologia e do pensamento de Lévi-Strauss. A atração reúne grandes nomes da antropologia nacional como Manuela Carneiro da Cunha, Mauro Almeida e Carlos Fausto. A entrada é franca.

“Celebrar as Mitológicas é uma oportunidade valiosa para compartilhar ideias advindas de diversas áreas do pensamento, sem perder a ênfase no campo da antropologia social, bem como divulgar as contribuições geradas por esta mesma obra para seus protagonistas: os mitos e os povos que os contam”, sintetiza Vítor Queiroz, coordenador do Circuito Mitológicas. Ele também também é um dos conferencistas. A conferência acontece simultaneamente à Mostra Filmíticos, na Cinemateca Capitólio, e à exposição Mundo Sensível dos Mitos, no Museu da Ufrgs.

Militante do direito dos povos indígenas do Brasil, a antropóloga luso-brasileira Manuela Carneiro da Cunha é uma grande referência nos estudos sobre etnologia e antropologia histórica. Ela e Mauro Almeida receberão homenagens durante a conferência.

Considerado, da mesma forma, um dos maiores antropólogos brasileiros, Mauro é pesquisador da Amazônia, das reservas extrativistas e dos direitos de propriedade intelectual dos povos tradicionais. Já o antropólogo e cineasta Carlos Fausto estuda, entre outras coisas, arte e ritual no Xingu e na Amazônia indígena. Durante a conferência, no dia 26 de setembro, seu novo livro Ardis da Arte será lançado.

A coordenação do Circuito Mitológicas é do Prof. Dr. Vítor Queiroz (PPGAS/ Ufrgs), com promoção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/Ufrgs), NIT – Núcleo das Sociedades Indígenas e Tradicionais. PPGAS/ Ufrgs e NER – Núcleo de Estudos da Religião. PPGAS/ Ufrgs e apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Embaixada da França no Brasil.

Serviço:

Data: 23 a 27 de setembro de 2024

Local: Centro Cultural da Ufrgs, Cinemateca Capitólio e Museu da UFRGS

Instagram: @circuitomitologicas

Entrada franca

Comentários