CULTURA

Fundação Ecarta abre novas exposições com três artistas nesta quarta-feira

As obras são dos artistas Arlete Santarosa, Beatriz Balen Susin e Luka Vargas; Abertura a partir das 19h, com uma conversa com artistas a partir das 17h
Por Bárbara Neves / Publicado em 10 de setembro de 2024
Fundação Ecarta abre novas exposições nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Mais de 70 obras das artistas Arlete Santarosa e Beatriz Balen Susin integram o projeto Artista+Artista. O jovem Luka Vargas mostra sua criação contemporânea em “Encontro às cegas” no Projeto Potência.

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 19 horas, serão inaguradas três exposições na Galeria Ecarta. A atividade inicia com um diálogo às 17 horas, com a participação dos artistas, que falarão sobre seus processos criativos, seguido de um coquetel de abertura.

O projeto Artista+Artista reúne, em sua terceira exposição, dois grandes e expressivos nomes das artes visuais no Rio Grande do Sul: Arlete Santarosa e Beatriz Balen Susin. Uma coleção com mais de 70 obras, sendo 27 xilogravuras, 33 desenhos e 11 pinturas explorando os caminhos dessas técnicas.

Santarosa expõe sua famosa e premiada série de xilogravuras de Porto Alegre, com tradicionais logradouros, edificações históricas e parques, além de novas paisagens, em que destaca a exuberância da vegetação urbana que já anuncia a primavera e começa a colorir a cidade. Susin, por sua vez, faz uma série de retratos, ao estilo 3×4, desenhando as faces anônimas dos transeuntes que povoam os lugares do cotidiano, associadas a frases extraídas das anotações em seus cadernos de estudos da arte.

Ruas e personagens

“Meu olhar percorre as ruas da cidade desvendando encantos no monótono e árido visual urbano”, diz Arlete Santarosa. “As cabeças, para mim, não são apenas o lugar da nossa identidade, mas também o espaço onde reconhecemos as emoções que percorrem o corpo e se manifestam nas diversas expressões faciais, refletindo nosso mundo interior “, registra Beatriz Balen Susin, com seu colorido movimento.

“São exímias artistas nas linguagens e temáticas a que se dedicam – tem uma longa trajetória dedicada também ao ensino – sabem e são exemplos de que toda a grande caminhada começa com um primeiro passo”, destaca o curador da mostra e coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

Encontro às cegas

O artista visual Luka Vargas mostra sua criação em Encontro às cegas no Projeto Potência. É a terceira exposição do ano neste espaço dedicado à arte contemporânea e a jovens artistas. A mostra apresenta objetos, instalações e esculturas com texto de apresentação dos artistas visuais, pesquisadores e professores da UFPel, Martha Gofre e Ricardo Ayres.

“Ao elaborar os trabalhos pelos indícios dos objetos do quarto, direciono uma narrativa à função desses objetos associados ao corpo, aproximando com uma leitura tátil do trabalho, ampliando seus sentidos, observando as dinâmicas da intimidade na sociedade contemporânea”, pontua o artista selecionado no edital 2024 para a sala do Projeto Potência.

Onde andam os sonhos?

Pintora, desenhista e professora, Beatriz Balen Susin, também segue em cartaz no projeto Artista Professor/Professor Artista com uma série de pinturas figurativas, com sua característica expressão artística da densidade humana, carregada de cores vibrantes, que representam personagens do Brique da Redenção.

SERVIÇO
O QUÊ: Abertura de três exposições na Galeria Ecarta:
Primeiros Passos – Artista+Artista: Arlete Santarosa e Beatriz Balen Susin
Encontro às Cegas – Projeto Potência: Luka Vargas
Onde andam os sonhos? – Artista Professor/Professor Artista: Beatriz Balen Susin

DATA: 11 de setembro, 19h
Conversa com artistas às 17h

Visitação: até 13 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca.

LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Cesar Fraga.

Comentários