CULTURA

Pluralidade sonora marca o segundo semestre do Ecarta Musical

Jazz, festival de percussão, música negra, moda de viola, samba de protesto, instrumental, orquestra jovem estão entre as sonoridades da programação do projeto Ecarta Musical do segundo semestre.
Por Bárbara Neves / Publicado em 5 de setembro de 2024

Pluralidade sonora marca o segundo semestre do Ecarta Musical

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A série de dez espetáculos estreia com o grupo Desagravo, apresentando o show  Pelo escuro – letra e música trazendo a musicalização de poemas de Oliveira Silveira; dia 21 a atração é a banda Marginal Jazz e a poeta Adriana Galli Velho.

Em outubro a programação especial fica por conta do 2º Festival de Percussão Ecarta Musical com oito percussionistas e diferentes oficinas abertas ao público.

O projeto Ecarta Musical da Fundação Ecarta inicia neste sábado, 7, a temporada do segundo semestre de 2024. Os shows são quinzenais, ocorrem  aos sábados, 18 horas, com entrada franca e transmissão pelo canal do youtube da Fundação Ecarta.

Entre os demais convidados está o uruguaio radicado no Brasil, Pablo Vares tocando handpan, Fabiano Derbake, Fernando Sessé (pandeiro moderno), Cândido de Castro (tambores orientais), Carine Brazil (surdo), Pingo Borel (maçambique), Loua Pacom (djembé e dununs) e jam session com todos os músicos no show Tambores do Mundo.

Em novembro tem moda de viola com Cau Karam e a música de Violeta Parra na performance de Tânia Farias e grupo; o mês de dezembro traz o concerto natalino da jovem orquestra Lux Sonora e o samba de protesto com Edu Meirelles. Janeiro fecha a temporada com Ortácio em Duo e Luana Maia.

A programação foi montada por meio de edital privilegiando músicos atingidos pela enchente. O projeto criado há 19 anos seleciona shows a partir de dois editais anuais – em julho e fevereiro e tem coordenação da produtora cultural Elenice Zaltron. Uma comissão julgadora é formada a cada semestre para avaliar e eleger as propostas.

Programação de setembro de 2024 a janeiro de 2025

7/09 – Desagravo – Pelo Escuro – Letra e Música

21/09 – Marginal Jazz e a poeta Adriana Galli Velho

05-12-19-26/10 – 2º Festival de Percussão Ecarta Musical

12/10 – Pablo Vares – Inexorable – 2º Festival de Percussão Ecarta Musical

26/10 – Tambores do Mundo – 2º Festival de Percussão Ecarta Musical

09/11 – Cau Karam -Viola Fora das Modas

23/11 – Tânia Farias, Mário Falcão, Johan Alex de Souza e Carlos Eduardo Falcão – Violeta Parra – Uma Atuadora!

06/12 – Concerto de Natal da Orquestra Lux Sonora

14/12 – Edu Meirelles – Sambas de Protesto

11/01 – João Ortácio e Dudu Morlin – Ortácio em Duo

25/01 – Luana Maia – Estilhaços e territórios

 

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Cesar Fraga.

Comentários