CULTURA

Sarau Marginal: poesia e jazz no palco do Ecarta Musical

Grupo se apresenta no sábado, 21/9, 18h, com entrada franca e transmissão ao vivo
Da Redação / Publicado em 19 de setembro de 2024
Sarau Marginal - poesia e jazz no palco do Ecarta Musical

Foto: Luiz Ventura

O Sarau Marginal surgiu em 2024 para o lançamento do livro de poesias Na Ponta da Lança tem um Coração de Adriana Galli Velho.

Foto: Luiz Ventura

O grupo Sarau Marginal apresenta o show Poesia e Jazz com músicas cantadas, autorais e trilhas de filmes dos anos 60 e 70 sempre unindo a performance musical com a poesia. Com características lado B, o trabalho reúne a criação da escritora e poeta Adriana Galli Velho e os músicos Adelamir Neto no contrabaixo, Leandro Hessel nos teclados e Luciano Bolobang na bateria.

O Sarau Marginal surgiu em 2024 para o lançamento do livro de poesias Na Ponta da Lança tem um Coração, de Adriana Galli Velho. A banda se uniu à poeta para formar o projeto que apresenta poemas do livro ao som do jazz, contemplando o estilo beatnik.

Além das poesias musicadas da autora, o repertório do show contempla músicas como Marginal Jazz (L. Bolobang/Gaspar Caon), L’ete Indien (Joe Dassin), Feel Like Makin’ Love (Eugene McDaniels), Last Tango in Paris (Gato Barbieri), Last Summer in Rio (José Roberto Bertrami), Maiden Voyage (Herbie Hancock), 500 Miles High (Chick Corea), So What (Miles Davis).

Trajetórias

Adriana Galli Velho é escritora e poeta, mestre e doutora em design, é professora nos programas de extensão e pós-graduação na ESPM e Uniftec e atua na banda Marginal Jazz.

Adelamir Neto, é baixista. Artista eclético, atua como sideman no cenário gaúcho onde participou de diversos trabalhos com diferentes músicos e bandas. Iniciou a carreira artística no início dos anos 90, integrante do Sexteto Blazz, grupo de música instrumental que, ao longo de dez anos, conquistou notoriedade entre crítica e público.
Indicação ao Prêmio Açorianos em 2003 com o lançamento do disco independente Gemius.

Leandro Hessel estudou órgão e piano clássico e toca em bandas desde 1987, participando de diversos projetos de diferentes estilos musicais.
Com experiência na área de percussão sinfônica, atua no cenário musical gaúcho desde 1990 principalmente como baterista em grupos de Jazz, Rock e MPB. Atualmente participa dos projetos Jazzgig, Marginal Jazz, Jazz da Hora, Marcelo Ribeiro e DiLight.

Luciano Bolobang é baterista e compositor, formado pela Escola de Música da OSPA, licenciado em Música pelo IPA. Em sua trajetória acompanhou diversos artistas como músico de palco e estúdio, agregando sua linguagem percussiva a variados músicos. Lecionou em diversas escolas de música de Porto Alegre, entre elas Estação Musical, Cordas e Cordas, Conservatório de Música do Colégio Glória, Prediger, Ataque – Escola de Bateras, além de oficinas de musicalização em diversas escolas da rede pública.

SERVIÇO
O QUÊ: Sarau Marginal: poesia e jazz
DATA: 21 de setembro, sábado, 18 horas – Entrada franca
LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre. Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube
Sugestão de doação de arroz parboilizado para a cozinha solidária Ecarta.

Comentários