CULTURA

A 70ª Feira do Livro retoma a Praça da Alfândega a serviço da leitura

A Feira vai de 1º a 20 de novembro reunindo 72 bancas, mais de mil eventos culturais, todos gratuitos e espera receber 1,5 milhão de pessoas durante os 20 dias
Da Redação / Publicado em 28 de outubro de 2024
70ª Feira do Livro de Porto Alegre começa na próxima sexta

Foto: Divulgação

Nesses 70 anos do maior evento literário a céu aberto da América Latina, a relação especial entre o tempo e a Feira do Livro foram inspiração para a campanha O tempo passeia por aqui que marca a edição comemorativa.

Foto: Divulgação

Cinco meses depois da Praça da Alfândega ter ficado totalmente submersa com as águas da enchente de maio, o coração do Centro Histórico de Porto Alegre será mais uma vez invadido, mas desta vez por livros e leitores aos milhares. A gradual retomada cultural da cidade agora passa pela celebração da 70ª edição Feira do Livro, de 1º a 20 de novembro, as 10h às 20h.

Ao longo dos 20 dias de feira o público terá a disposição 72 bancas de editoras e livreiros, sendo 62 localizadas na área geral e 10 na área infantil e juvenil. Além disso, mais de mil eventos culturais ocorrerão na praça e em espaços no entorno, todos gratuitos. A Feira do Livro de Porto Alegre estima receber um público estimado de 1,5 milhão de visitantes durante todo o período de realização.

Nesses 70 anos do maior evento literário a céu aberto da América Latina, a relação especial entre o tempo e a Feira do Livro foram inspiração para a campanha O tempo passeia por aqui, que marca a edição comemorativa.

Esta edição da Feira se torna ainda mais especial ao marcar uma data tão significativa e simbolizar a retomada do setor livreiro, que foi duramente afetado pela enchente que atingiu o estado em maio deste ano. Mais de 24 empresas entre livrarias, editoras, bibliotecas e distribuidoras tiveram danos materiais e perda de estoque, e muitos locais precisaram interromper suas operações por longo período.

A tradicional Praça da Alfândega, local em que a Feira ocorre, e boa parte do Centro Histórico ficaram dias embaixo d’água durante dias nas enchentes de maio, o que traz ainda mais significado para esta edição e para os visitantes.

Escritores confirmados

Feda Shtia: no dia 3 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz – Auditório Barbosa Lessa (R. dos Andradas, 1223), a autora da Jordânia, que teve seus livros traduzidos para mais de cinco idiomas, conversa com Anna Claudia Ramos sobre o romance Quatro Zero Oito (Editora Rua do Sabão, 2023), seu primeiro título publicado no Brasil.

Bela Gil: no dia 6 de novembro, às 17h30, no Teatro Carlos Urbim, conversa sobre o livro Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável (Editora Elefante, 2023) e discute com Elaine Maritza os caminhos necessários para democratizar a alimentação saudável no Brasil.

Rita Von Hunty: no dia 7 de novembro, às 17h30, no Teatro Carlos Urbim, a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri conversa com Paula Taitelbaum sobre gênero, sexualidade e a história do movimento LGBTQIA+.

Cuti: no dia 8 de novembro, às 15h30, no Espaço Força e Luz – Auditório Barbosa Lessa, o poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, participa do bate-papo Ciclo PRETO SOU – A negritude na poesia brasileira contemporânea com Elizandra Souza, Ronald Augusto e Duan Kissonde.

Lilia Guerra: no dia 9 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz – Sala Noé de Melo Freitas, a autora de O céu para os bastardos (Editora Todavia, 2023) participa do bate-papo Diálogos literários e antirracistas com Winnie Bueno e Nathallia Protázio.

Claudia Piñeiro: no dia 10 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz – Auditório Barbosa Lessa, a autora argentina promove o lançamento de Catedrais (Primavera Editorial, 2024) em conversa com Lu Thomé sobre temas como corrupção, violência e os segredos obscuros que moldam suas histórias.

Ruy Castro e Heloisa Seixas: no dia 16 de novembro, às 17h30, no Espaço Força e Luz – Auditório Barbosa Lessa, o autor de O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (Cia. das Letras, 2024) e a autora de O livro dos pequenos nãos (Cia. das Letras, 2021) conversam com Arthur de Faria sobre suas trajetórias literárias.

O agendamento escolar para a programação da primeira infância deve ser solicitado pelo e-mail visitacaoescolar@gmail.com.

A programação estará presente nos seguintes espaços

Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223) nos seguintes espaços: Auditório Barbosa Lessa/Sala de Leitura Nanquinote/Sala do Acervo de Referência em Literatura Infantil e Juvenil e Bebeteca da CRL

Espaço Jovem Banrisul (Praça da Alfândega – ao lado da Praça de Autógrafos)

Aldeia das Histórias Sulgás (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS)

Teatro Petrobras Carlos Urbim (Av. Sepúlveda entre o Margs e o Memorial do RS))

Território dos Parceiros Caixa (Praça da Alfândega à frente do MARGS)

CCMQ (Rua dos Andradas, 736) nos seguintes espaços: Sala Romeu Grimaldi/Sala Sergio Napp/Biblioteca Lucília Minssen/Sala Hermes Mancilha/Sala O Arquipélago do Espaço Força e Luz/Travessa dos Cataventos/Biblioteca Erico Verissimo/Sala O Retrato/Sala Noé de Mello Freitas

Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212)

Auditório SindBancários (Rua General Câmara, 424)

Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

Autógrafos

Locais dos autógrafos:
Praça de Autógrafos Gerdau: sessões individuais (no meio da Praça da Alfândega)
Praça de Autógrafos Coletivos: sessões coletivas (Praça da Alfândega, ao lado da Área Infantil e Juvenil ao lado do Farol Santander)

Informações

O balcão de informações localizado na praça ajuda a encontrar bancas, livros e entender o que acontece na Feira.

Para dúvidas e informações acesse o site da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Comentários