Dois autores apresentam suas obras em “esquenta” para a Feira do Livro
Foto: Extra Classe/Reprodução
Foto: Extra Classe/Reprodução
No próximo dia 5 de outubro, às 16 horas, a Livraria Isasul, no Centro da Porto Alegre, inaugura um espaço para eventos e promove um aquece, como prévia para a 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 1º a 20 de novembro na Praça da Alfândega.
O Esquenta, como está sendo chamado o evento, vai contar com a participação do artista visual porto-alegrense Amaro Abreu, que lançou neste ano o livro “O Islã e a Maçã” (Pubblicato Editora) e do quadrinista e designer Pablo Aguiar/Pablito, que traz o livro “Conversas em Porto Alegre”, quadrinhos recheados de boas conversas – “As entrevistas que ele faz são já um soco na cara da pressa, porque ele para pra ouvir, sentir os entrevistados”, escreve Luís Augusto Fischer na contracapa.
O espaço para eventos, de acordo com os proprietários Isatir Bottin Filho e Simone Bottin Pereira, será destinado a lançamentos, sessões de autógrafos e bate-papos sobre livros e o mercado livreiro, entre outros assuntos. “O objetivo é confraternizar com editores, livreiros, escritores, clientes e público em geral e saudar a Feira do Livro de Porto Alegre, que se aproxima”.
Amaro Abreu
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Amaro Abreu possui formação em Artes Visuais e trabalha com arte urbana desde 2007. Ministrou durante cinco anos oficina de grafitti para crianças do Ensino Público, pelo projeto Mais Educação. Já pintou e participou de eventos em diversos países da América e Europa. Em 2015, morou um período no México, conhecendo a região e fazendo contato com diversos artistas locais. Em 2018, esteve em uma residência no Oriente, passando por Egito, Líbano, Síria e Índia, participando da Bienal do Cairo e pintando em campos de refugiados de pessoas da Palestina e Síria. Realizou a exposição individual ‘Vida Paralela’, que passou pela Galeria Mario Quintana, em Porto Alegre, pelo Instituto Goethe de Salvador, Bahia e pela Jefrey Store, no Rio de Janeiro. Publicou o livro Habitat pela Editora Libretos com desenhos e escritos sobre sua trajetória artística.
Pablito Aguiar
Já, Conversas em Porto Alegre, de Pablito Aguiar, apresenta em forma de quadrinhos: quatorze pessoas, doze histórias e uma cidade. Concebido a partir de entrevistas que começaram em 2018, a obra traz à tona a vida de 14 personagens distintos que, em comum, fazem da Capital do Rio Grande do Sul seu lugar de moradia, trabalho e luta.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Amélia é médica de família. Deraldo é pescador artesanal. Adriana é mãe de cinco filhos e evangélica. Dodô e Vera são agricultores sustentáveis e expõem seus produtos na Feira Ecológica do Bom Fim. Betinho é o porteiro do Edifício Santa Cruz, no centro da cidade. Alice de Oliveira Martins foi líder da Ocupação Baronesa, que existiu em 2019, na Cidade Baixa. Toniolo é o famoso pichador e artista urbano. Genifer é mãe, artista e poeta. Janja é uma das lideranças do Quilombo dos Alpes, localizado no bairro Cascata. Beiço e Michele são pessoas em situação de rua, enquanto Marques Leonam é professor de jornalismo na PUC, hoje aposentado, e Abraham é artista de rua, o “Anjo” da Esquina Democrática, nascido em Córdoba, na Argentina, e há 25 anos morando na capital gaúcha.
Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015 escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016 lançou o seu primeiro livro, Alvorada em Quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Pablito também é autor de Almoço, uma conversa com Eliane Brum (Arquipélago, 2022).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A livraria
A Isasul já está há mais de 40 anos no mercado livreiro gaúcho e atua nos mais diversos estilos, do adulto ao infantil, passando por clássicos da literatura brasileira e mundial, quadrinhos e publicações de autores gaúchos destacadas na entrada da livraria. Fica na Rua Riachuelo, 1236, Centro Histórico de Porto Alegre. A livraria foi criada em 1987, por Isatir e Marlene Bottin, pais dos administradores atuais.