Programação do Festival e da Mostra Frapa vai de 30 de outubro a 14 de dezembro
Foto: Divulgação
A partir do fim de outubro, Porto Alegre se transforma na capital brasileira do roteiro. A cidade prepara-se para sediar o 12º Frapa – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e a Mostra Frapa. Considerado o maior encontro do gênero da América Latina, o evento espera este ano cerca de 600 profissionais da indústria audiovisual. O festival acontece de 4 a 8 de novembro, enquanto a mostra transcorre de 30 de outubro a 14 de dezembro, ambos na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A projeção de filmes também vai ocupar diversos espaços da cidade, com sessões ao ar livre.
A programação completa está disponível aqui.
O Frapa
Com lotação esgotada para inscrições de profissionais da área, o evento contempla nesta edição mais de 50 atividades, 80 convidados e mais de 800 reuniões na Rodada de Negócios. A programação inclui cinco intensos dias de mesas de debate, masterclasse, pitching e mostra de curtas. Mais de 900 projetos foram inscritos nos Concursos de Roteiros e Argumentos. Também acontece o Frapa[LAB], laboratório de roteiros voltado para os finalistas dos concursos e coproduzido com o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual.
Com o aquecimento do mercado audiovisual, o festival também apresenta anualmente estudos de caso de filmes e séries recentes de sucessos, apresentados por seus próprios criadores. As mesas A História Continua – Renovando As Temporadas De Arcanjo Renegado, As Five e Rensga Hits!, com Gabriel Maria, Mayra Lucas e Rafael Miranda Fejes; Propriedade, com Daniel Bandeira; e Comédia e Competição em Dr4g0n, com Ana Saki, Tiago Rezende e Tomás Fleck, são algumas das atrações da 12ª edição.
Entre os convidados que vão marcar presença no 12ª Frapa estão grandes nomes do audiovisual latino-americano como André Novais Oliveira (O Dia Que Te Conheci), Marcelo Gomes (Paloma), Inés Bortagaray (A Vida Invisível), Juliana Rojas (Cidade; Campo) e Guto Parente (Estranho Caminho), além de representantes de importantes players no mercado internacional, como Conspiração, Globo Filmes, Star Plus, Warner Bros. Discovery, e outros.
Pela primeira vez em sua história, o festival contará com um país convidado. Este ano será o Uruguai. Em colaboração com a ACAU (Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay) e a DGU (Directoras, Directores y Guionistas del Uruguay), o festival receberá uma comitiva de roteiristas e realizadores do país como convidados nas atividades da programação. O Frapa também exibe uma mostra competitiva de curtas-metragens, gratuita e aberta ao público. Ao fim do evento serão anunciados os premiados, com categorias de acordo com o roteiro, como melhor final, personagem e diálogo.
Mostra Frapa
A programação conta com dez filmes que mostram a força do cinema brasileiro, distribuídos em 30 sessões, todas gratuitas. Cada filme terá uma sessão seguida de debate com seus respectivos roteiristas, uma sessão acessível (com recursos de acessibilidade de libras, audiodescrição e legendas descritivas) e uma projeção ao ar livre, distribuídas em diversos pontos da capital gaúcha. A seleção traz títulos premiados e reconhecidos pela qualidade de seus roteiros, alguns deles inéditos no estado.
A curadoria levou em conta a complexidade e a pluralidade do nosso país, com títulos de diversos estados e gêneros. Os filmes que integram o programa são: A Filha do Palhaço (2022), A Transformação de Canuto (2023), Avenida Beira-Mar (2023), Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023), Estranho Caminho (2023), Memórias de um Esclerosado (2024), O Dia que te Conheci (2023), Oeste Outra Vez (2024), Retrato de um Certo Oriente (2024) e Um Dia Antes de Todos os Outros (2024).
As sessões com debate acontecem na Sala Paulo Amorim, de 30 de outubro a 8 de novembro, as sessões acessíveis na Sala Eduardo Hirtz, de 9 de novembro a 14 de dezembro e as sessões ao ar livre acontecem de 9 de novembro a 14 de dezembro, na Praça da Alfândega, Praça México, Praça André Forster, Esplanada da Restinga e Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra). Em caso de chuva, as sessões ao ar livre serão remarcadas. A curadoria é formada por Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jeferson Silva, Leo Garcia, Mariana Mêmis Müller e Pedro Perazzo.
A Mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras (patrocinadora master do Festival e Mostra Frapa), com financiamento através de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução, sede na Cinemateca Paulo Amorim e apoio institucional do Iecine, Casa de Cultura Mario Quintana, Governo do Estado Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura – Sedac. Apoio da Porto Alegre Film Commission. Produção Coelho Voador e Epifania Filmes e realização Ministério da Cultura e Governo Federal.
O Frapa é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.
Serviço
Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:
1ª Mostra Frapa
De 30 de outubro a 14 de dezembro de 2024 na Casa de Cultura Mario Quintana e outros locais
12ª Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa)
De 4 a 8 de novembro de 2024 na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Programação: frapa.art.br | Instagram
Acessibilidade
As sessões acessíveis contam com todas as acessibilidades em tela. As demais sessões contam com janela de Libras, legendas descritivas e audiodescrição, oferecidos via MovieReading. O PIN será disponibilizado pela produção no local. Para usufruir deste recurso tenha consigo seu smartphone com aplicativo instalado e fones de ouvido.
** em caso de chuva, as sessões ao ar livre serão remarcadas. Acompanhe as atualizações pelas redes sociais do festival.
Mostra de Curtas
A Menina e o Pote (PE), roteiro de Valentina Homem, Eva Randolph, Francy Baniwa; Boi de Conchas (SP/EUA), roteiro de Daniel Barosa; Du Bist So Wunderbar (Paraíso Europa) (Alemanha), roteiro de Paulo Menezes e Leandro Goddinho; Fenda (CE), roteiro de Lis Paim; Maputo (SP), roteiro de Lucas Abrahão e André Almeida; Pastrana (RS), roteiro de Gabriel Motta, Júlia Cazarré e Melissa Brogni; Pequenas Insurreições (PR), roteiro de William de Oliveira; Pirenopolynda (GO/DF/CE), roteiro de Bruno Victor, Izzi Vitório e Tita Maravilha; Vão das Almas (DF/GO), roteiro de Davi Mattos, Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape; Yãmî Yah-Pá (Fim da Noite) (RJ), roteiro de Vladimir Seixas; Zagêro (RS), roteiro de Victor Di Marco.
História do Frapa
O festival é o principal ponto de encontro e porto seguro de centenas de roteiristas de todas as regiões do Brasil. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o Frapa acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 2013. Foram mais de três mil roteiros de longa-metragem e piloto de série inscritos no Concurso de Roteiros, mais de 800 argumentos inscritos nas duas primeiras edições do Concurso de Argumentos em 2023 e mais de três mil reuniões realizadas na Rodada de Negócios.