CULTURA

Tambores do Mundo no Ecarta Musical encerra o 2º Festival de Percussão

Apresentação marca o fechamento de uma série de oficinas com sete diferentes percussionistas e dois shows gratuitos que integram a programação do mês de outubro
Da Redação / Publicado em 24 de outubro de 2024
Tambores do Mundo no Ecarta Musical encerra o 2º Festival de Percussão

Imagens: Divulgação

Uma imersão sonora nos ritmos orientais, ocidentais e afro-gaúchos através do som de diferentes tambores, como derbake, hangdrum, daf, frame drum, pandeiro, sopapo, surdo, handpan

Imagens: Divulgação

Para apresentar a diversidade e a originalidade da música percussiva, Fabiano Derbak (derbaque), Fernando Sessé (pandeiro moderno), Cândido de Castro e Daisy Reis (percussão e dança persa), Carine Brazil (surdo) e Pingo Borel (tambores afro-gaúchos) apresentam o show Tambores do Mundo, no dia 26 de outubro, às 18h, na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943). Uma imersão sonora nos ritmos orientais, ocidentais e afro-gaúchos através do som de diferentes tambores, como derbake, hangdrum, daf, frame drum, pandeiro, sopapo, surdo, handpan.

No mesmo dia, às 10h, haverá oficina com o artista Loua Pacon Oulaï da Costa do Marfim ofertando a riqueza sonora dos djembé e dununs.

A apresentação encerra o circuito do 2º Festival de Percussão Ecarta Musical, que ofereceu oficinas com grandes nomes da percussão nos quatro sábados de outubro. Práticas com sete diferentes percussionistas e dois shows gratuitos com grande pluralidade instrumental. Um mergulho na diversidade de ritmos populares, afro-gaúchos, nacionais, orientais e africanos contemplando história e conhecimento da relação dos povos com sonoridades sagradas e profanas. Não é necessária experiência prévia e quem tiver pode trazer seus instrumentos.

“A percussão é uma modalidade musical democrática, que pode ser praticada por todas as pessoas utilizando diferentes materiais e instrumentos, possibilitando vibração, sensações, interação com práticas ancestrais. O festival está sendo construído e a cada ano agrega novos percussionistas e instrumentos num universo de possibilidades”, registra a coordenadora do Ecarta Musical, Elenice Zaltron.

“A proposta do festival é uma imersão sonora para apresentar a diversidade e a originalidade da música percussiva tocada tanto no Rio Grande do Sul como em diferentes partes do mundo”, pontua o curador do evento, Cândido de Castro.

26/10
10h – Loua Pacom Oulaï – djembé e dununs (oficina)
18h – Show Tambores do Mundo reunindo os percussionistas do Festival

Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS. Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube

Informações: ecartamusical@gmail.com e Whatsapp (51) 981692974.

Inscrições: https://bit.ly/Festivalpercussao

A oficina tem o valor de R$ 80,00. Detalhes da programação em www.ecarta.org.br

Comentários