Ato-show mobiliza artistas em defesa da TVE, da FM Cultura e do programa Cantos do Sul da Terra
Foto: Adréa Avila/Facebood
Do rock à música folclórica, da mpb ao hip hop, artistas de diferentes gêneros musicais se apresentarão no Ato-show em Defesa da TVE, da FM Cultura e do Cantos do Sul da Terra, nesta segunda, dia seis de janeiro, a partir das seis da tarde, no bar Ocidente, em Porto Alegre (Av. Osvaldo Aranha, 960), a partir das 18 horas. O evento terá também falas de outras personalidades da cultura e das artes e a leitura de um manifesto.
O movimento contra o fim do programa, criado e apresentado por Demétrio Xavier, desde 2011, nas emissoras públicas do Rio Grande do Sul, recebeu apoio de grandes nomes da cultura do estado. Renato Borghetti, Vitor Ramil, Yamandú Costa, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira, Vinícius Brum, Marcelo Delacroix, Luís Augusto Fischer, Luiz Coronel e Henrique de Freitas Lima são alguns dos nomes que já manifestaram publicamente seu apoio através de vídeos ou textos nas redes sociais.
O Cantos do Sul da Terra é um dos mais elogiados pelo público das emissoras. A atração sempre foi realizada apenas com a estrutura e os funcionários dos veículos, sem nenhum investimento específico do governo. O cenário, por exemplo, é feito com objetos do próprio apresentador. Mesmo assim, o Cantos do Sul da Terra, foi encerrado por decisão de Caio Tomazeli, Secretário de Comunicação do governo Eduardo Leite, que optou por não renovar a cedência do apresentador, servidor concursado do Tribunal de Justiça do RS. Nesta sexta, dia três de janeiro, acontece a última exibição do programa na TVE e na rádio FM Cultura.
O ato contará com apresentações confirmadas de Demétrio Xavier, Flu & Carlinhos Carneiro, Gelson Oliveira, Ildefonso Charek, Mano Oxxi, Marcelo Delacroix, Martín Coplas, Sikuris, Tânia Farias & Mário Falcão e Ziza Rabello.
Entenda o caso
No final de novembro, o desdobramento de um processo administrativo aberto ainda em 2022 pelo governo do estado para transferência de servidores voltou a colocar em xeque a continuidade da produção.
Dedicado à música e à literatura do sul do continente, o programa é produzido e apresentado pelo músico porto-alegrense Demétrio Xavier. Ele é servidor público de carreira do Tribunal de Justiça do Rio Grnade do Sul e está cedido para a TVE/RS. Caso a decisão administrativa se confirme, Xavier teria que deixar as emissora e retornar ao judiciário.
O programa foi criado em 2011 para a rádio e foi ao ar semanalmente até 2018, mas teve que ser interrompido por dois anos devido à abertura do ato administrativo que culminou com o retorno do músico, da TVE/RS para o TJRS, naquele ano. A partir de 2020, ele retomou a produção semanal como voluntário até ser novamente cedido à TVE/RS, em 2022.
Foto: Reprodução - Arte do cartaz: Edgar Vasques
Foto: Reprodução - Arte do cartaz: Edgar Vasques
Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo do estado reafirmou a decisão. “Com relação a não prorrogação da cedência do servidor Demétrio de Freitas Xavier, do Tribunal de Justiça para a TVE e FM Cultura, informamos que se trata de decisão administrativa. Existe a possibilidade de Demétrio seguir como apresentador do programa Cantos do Sul da Terra como voluntário, como já ocorreu entre 2020 e 2022 em formato semanal”, afirma a Secom.
Demétrio Xavier
Formado em Ciências Sociais pela Ufrgs, Demétrio Xavier tem cerca de 40 anos dedicados à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula do Prata, com ênfase na obra de Atahualpa Yupanqui. Cantor e violonista, apresenta-se na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Tem três CDs gravados: Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui (1998); O Pajador Perseguido (2005) e Cantos do Sul da Terra (2018). Em 2009, com Marco Aurélio Vasconcelos, ganhou a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com a canção A Sanga do Pedro Lira, letra de sua autoria. Seu nome foi incluído em 2022 na terceira edição do Diccionario biográfico de la música argentina de raíz folklórica, de Emilio Pedro Portorrico. Em 2023 lançou as primeiras traduções da obra literária de Yupanqui para o português. Seu primeiro livro, Cevando a Palavra (Coragem, 2024, 272 p.), conquistou o prêmio Ages de Livro do ano de 2024 na categoria crônica.
Serviço:
Ato show #VoltaDemétrio
Dia 6 de janeiro de 2025, a partir das 18h
Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960)
Petição e mais informações: https://linktr.ee/mdtvefmcultura
Facebook @Mdtvefmcultura
E-mail: mdtvefmcultura@gmail.com