Professores querem aumento real em 2011
Foto: Igor Sperotto
Foto: Igor Sperotto
Até o fechamento desta edição ainda não tinham ocorrido as assembleias em Bento Gonçalves, Passo Fundo, Rio Grande, Horizontina e Santa Rosa. No total são 21 assembleias regionais. O último encontro será realizado no dia 9 de novembro, quando será concluída a pauta que será encaminhada ao Sinepe/RS.
Os professores reivindicam o aumento real com base no desempenho favorável da economia do país e do estado, apontado em levantamento realizado pelo Dieese (Detalhes no Especial do Ensino Privado nas páginas centrais). “As instituições de ensino foram beneficiadas por este desenvolvimento econômico. O cenário é de crescimento”, assegura a economista Ecléia Conforto, da subseção do Dieese/FeteeSul.
No mês de outubro, o Sinpro/RS parti-cipou de duas reuniões com o Sinepe/RS. No primeiro encontro, a economista Ecléia Conforto apresentou levantamento que indica o crescimento sustentável da economia brasileira. Cenário confirmado também pelo pós-doutor em Economia Fernando Ferrari Filho, painelista do seminário Matrículas 2011, realizado pelo Sinepe/RS no dia 15 de outubro para os dirigentes das instituições de ensino privado. Na segunda reunião, diretores do Sinpro/RS reafirmaram a pauta preliminar, destacando a expectativa dos professores, presentes nas assembleias regionais, sobre o aumento real de salários. O presidente do Sinepe Osvino Toillier comprometeu-se com a apresentação das reivindicações preliminares nas reuniões regionais, em novembro, com os dirigentes das instituições de ensino.