Ato estadual lança campanha salarial
Foto: Igor Sperotto
Durante este mês também acontecerão atos em Passo Fundo, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz e Bento Gonçalves. Ainda em Porto Alegre, no dia 20, professores vão ao Brique da Redenção distribuir materiais informativos para a comunidade.
No centro das reivindicações dos professores está o reajuste de 9% – índice composto pela inflação mais aumento real. Também são destaques da pauta a limitação de alunos por turma (confira www.limitedealunosporturma.com.br) e a realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao stress, entre outros.
Na primeira fase da campanha, em janeiro e fevereiro, os sindicatos dos professores e funcionários apresentaram à opinião pública, por meio de anúncios em rádios e distribuição de folhetos, as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e dos professores. “As mensalidades aumentaram, em média, 34% acima da inflação na última década. Neste mesmo período, os salários dos professores, técnicos e administrativos aumentaram apenas 4%”, expõe Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/ RS. “Investir em infraestrutura é importante, mas investir no professor é fundamental. E é isso que estamos destacando para a comunidade gaúcha”.
A segunda etapa da campanha chega às ruas em março por meio da mobilização da categoria.
NEGOCIAÇÕES – A primeira reunião com Sinepe/RS aconteceu no dia 1º de março, em Porto Alegre, quando foi definido o cronograma das rodadas de negociação – às terças-feiras.
A pauta de reivindicações foi elaborada em assembleia geral realizada em 21 cidades, entre 20 de outubro e 9 de novembro, com a mobilização de mais de 400 professores. “Uma das mais expressivas dos últimos dez anos em termos de público e participação”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.
As reivindicações foram entregue ao Sinepe no final de novembro, dois meses após a apresentação da pauta preliminar, já com o pedido de aumento real dos salários e do levantamento que indica o crescimento sustentável da economia brasileira.
O site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br) traz informações atualizadas das negociações coletivas.