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Para ter o controle em sala de aula, Pereira diz que o professor deve aprender a dialogar com as novas formas de autoridade, que foram reinventadas na sociedade. “Quando o aluno percebe que o professor consegue trazer um elemento clássico, dentro do contexto contemporâneo, ele confirma a autoridade do professor”, afirma. A saída, segundo ele, não é desprezo total ao método tradicional de ensino, mas a reinvenção das condutas atuais. Marcelo é autor do livro A impostura do Mestre (Ed. Fino Traço, 2008).
PROCESSO COLETIVO – O fim da desautorização está no professor, mas ele não é o único personagem na busca pelo resgate da autoridade docente. “A escola, os gestores da instituição de ensino e as entidades de classe são partes fundamentais nesta luta”.
O programa Conversa de Professor consiste em encontros mensais de professores com uma equipe multidisciplinar integrada e profissionais da Appoa, para tratar sobre as situações de violência contra os professores nas escolas da rede privada. O projeto integra uma série de atividades que visam dar atendimento aos professores vítimas de violência no ensino privado gaúcho, além de promover ações de prevenção e de valorização do docente. “O NAP está a serviço do professor na promoção de atividades que reforcem o seu protagonismo no processo de aprendizagem”, expõe Cecília.