Nova direção assume em outubro
Igor Sperotto
Eleita com 95,59% dos votos válidos, a nova direção do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) tomará posse no próximo dia 19 de outubro e ficará à frente do Sindicato até 31 de dezembro de 2016. Composto por 28 diretores atuais do Sinpro/RS e 32 professores que terão o primeiro mandato, o colegiado assume a gestão com o compromisso de dar continuidade e ampliar o projeto do Sindicato.
As eleições ocorreram de 27 a 29 de agosto em todo o estado e a apuração foi realizada no dia 30. Dos 18.244 professores aptos a votar, 11.018 foram às urnas (60,39%): 10.337 votos para a Chapa 1 – Profissão Professor, 343 brancos e 135 nulos. “O sistema de apuração eletrônica, implantado neste ano, garantiu a apuração em um terço do tempo que era despendido na verificação manual”, expõe Rômulo José Escouto, coordenador da Comissão Eleitoral.
Este foi o maior colégio eleitoral da história do Sindicato e contou com a atuação de mais de 500 pessoas entre candidatos, comissão, mesários e funcionários do Sinpro/RS.
RECONHECIMENTO
Igor Sperotto
O resultado da eleição foi comemorado duplamente, segundo Cássio Bessa, diretor da atual direção e integrante da chapa eleita. “É um desafio muito grande mobilizar a categoria para uma eleição com chapa única”, explica. “Mas os professores participaram e não deixaram dúvida do reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Sindicato”.
A Chapa 1 foi vitoriosa em todas as 227 urnas. “A aprovação da atuação do Sindicato é estadual e em todos os níveis e modalidades”, destaca Amarildo Cenci, diretor do Sindicato e também integrante da nova direção. O resultado por urna e por regional pode ser conferido no site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br/eleicoes).
“O Sinpro/RS é um projeto coletivo, centrado nos professores e na qualidade da educação. É um prazer fazer parte dele”, diz a professora Margot Andras, que terá seu primeiro mandato. “Nesta eleição, o Sinpro/RS mais uma vez foi revitalizado em termos de propostas e de pessoas”.