Economia Criativa e docência fora da universidade
Foto: Arquivo Pesspal/Divulgação
A publicitária Luciana Braun Reis iniciou a docência em 2002 no ensino superior. Mas foi em 2014 que ela passou a se envolver com o tema Economia Criativa ao cocriar um curso lato sensu de pós-graduação na Unisinos. Trata-se de uma área que contempla atividades produtivas, que têm como processo principal um ato criativo com potencial de gerar valor de mercado, resultando em produção de riqueza cultural e econômica. “A partir disso e de todas essas obrigações que a própria docência nos impõe de pesquisa, de leitura, de debate, me fez aprofundar o olhar nessa área. Então, hoje, estou com um projeto chamado Sai Dessa, que é um tipo de consultoria em Economia Criativa fora da Universidade. Também estou desenvolvendo cursos e rodas de conversas em espaços colaborativos em Porto Alegre ”, explica.
O Sai Dessa (www.saidessa.net) é uma consultoria focada em gestão pública, empresas e empreendedores individuais, por meio da qual propõe debater, colaborar e inovar em ecossistemas de Economia Criativa.
“Um olhar muito importante, que abre muitas portas da Economia Criativa, é observar a diversidade cultural do local. E, a partir disso, que soluções se pode buscar para se ter uma sociedade mais justa e com mais bem-estar para todos. Sai da lógica unilateral e parte para uma lógica de possibilidades diversificadas.”
Tendo como referência a consultoria e as aulas que ela ministra em espaços colaborativos, como a Simplify, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, e no último Mapeamento da Indústria Criativa, conduzido pela Firjan SENAI (2019), Luciana diz que as profissões criativas foram muito buscadas no período do referido estudo, 2015-2017. Porém, foram dois anos difíceis, pois o Brasil teve 1,7 milhão de seus postos de trabalho encerrados, tendo crescido a oferta de empregos formais e de vagas pessoas jurídicas para profissionais capazes de auxiliar as empresas na compreensão dos consumidores e aqueles voltados para a promoção e manutenção da imagem das empresas – como analistas de pesquisa de mercado (+42%), analistas de negócios (+23,3%) e relações públicas (+13,5%).
Foto: Acervo Pessoal
No último workshop que realizou em maio, ela trouxe para a sala de aula o exemplo do Canela Preta Futebol Clube dos recém-formados em Jornalismo pela Ulbra Bruno Mendes, Gabriel Rosalino e Tiago Lopes. Os três apresentaram seu canal no Youtube, Facebook e Instagram, no qual abordam, desde março último, assuntos relativos à dupla Gre-Nal e ao Brasil de Pelotas. O nome do projeto faz alusão a uma antiga liga de futebol existente em Porto Alegre, a ‘Liga da Canela Preta’.
Luciana Braun Reis é professora, publicitária, especialista em Marketing, mestre e doutora em Comunicação pela PUCRS e docente de Graduação e Pós-Graduação desde 2002, na PUCRS e La Salle Business School, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Já atuou na PUCRS, UniLasalle e Unisinos.