CNPq pode parar por falta de recursos
Foto: Reprodução YouTube/CNPq
Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Astronomia e Física de todo o Brasil encaminharam nesta terça-feira, 27, ao Senado e à Câmara dos Deputados carta onde manifestam sua “grande preocupação com a situação orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Déficit previsto para esse ano, segundo o manifesto, torna impossível “cumprir os compromissos já assumidos” com os milhares de bolsistas que fazem a ciência nacional. Segundo um importante acadêmico que preferiu falar anonimamente, a situação está crítica e o apelo direto ao Congresso Nacional, de fato, significa a desistência de focar esforços no Executivo que tem mostrado grande insensibilidade para as causas da educação e da ciência no país.
No manifesto, os signatários dizem entender o “o grave momento por que passa a economia brasileira e as restrições que isso implica sobre o orçamento da União”. No entanto lembram que se a partir do mês de setembro, como projeta o governo Bolsonaro, os mais de 80 mil pesquisadores financiados pelo CNPq deixarem de receber suas bolsas, graves implicações pessoais e profissionais colocarão o Brasil no risco “de desperdiçar um recurso crucial para a construção da prosperidade no século XXI: a inteligência e o talento criativo de suas jovens gerações”.
O documento lembra que o “estágio avançado do sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação é fruto, destacadamente, de investimentos e de esforços empreendidos pelo CNPq, ao longo de mais de seis décadas” e que “apesar de vários alertas já emitidos pela comunidade científica nacional e internacional”, o seu orçamento para 2019 ainda possui um déficit de R$ 330 milhões. “É impossível cumprir os compromissos já assumidos”, destacam os coordenadores de pós-graduação ao lembrar ainda que o “trabalho de um enorme contingente de cientistas, professores, estudantes e servidores, independentemente de preferências partidárias ou ideológicas” pode ser jogado fora.
Leia também
Educação brasileira em coma induzido – Artigo do educador e pesquisador Gabriel Grabowski
Future-se: a ciência à luz de velas – Entrevista com o educador Rodrigo Medina Zagni, sobre a proposta do MEC para as universidades