EDUCAÇÃO

Ensino médio gaúcho ganha observatório

Grupo de pesquisadores, estudantes e professores de várias instituições públicas e privadas criam espaço de troca de pesquisas e experiências sobre o ensino médio
Por César Fraga / Publicado em 26 de agosto de 2020

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Na próxima quinta-feira, 27 de agosto, será lançado o Observatório do Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Para marcar o lançamento será realizado um evento on-line com a participação do pesquisador e professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O debate, mediado pela professora da Ufrgs e da URI Jaqueline Moll, será transmitido pelo canal do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no YouTube a partir das 19h.

Durante o evento será feita a apresentação do site do Observatório, resultado de uma construção coletiva de professores da Educação Básica e Superior no Estado, de estudantes, pesquisadores e de representantes de entidades ligadas à educação.

Objetivo

O objetivo é contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos sobre a compreensão do Ensino Médio consideradas suas especificidades e interfaces pedagógicas, curriculares, políticas e sociais. O evento de lançamento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

“O Observatório é um espaço de organização de estudos, conhecimentos e reflexões fundamental para subsidiar políticas públicas de ensino médio e juventudes. O Estado do RS é o pior do país em desempenho nos quesitos em abandono e reprovação em sucessivos e diferentes  governos. Este cenário demonstra falta de conhecimento, falta de capacidade de gestão e falta de política de Estado com base na realidade dos jovens-adolescentes”, explica Gabriel Grabowski,  pesquisador da Feevale.

Segundo ele, “o Ensino Médio no Brasil e no RS é uma tragédia educacional e social. É inadmissível que apenas 59% dos jovens de 15-17 anos concluam o ensino médio. A reforma do “novo” ensino médio tende a agravar este quadro pois investe numa formação tecnicista e profissional em detrimento de uma formação integral dos estudantes.”

A construção

“Nós estamos trabalhando na construção deste observatório há cerca de dois anos. Trata-se de um grupo de pesquisadores e pesquisadoras que formam um coletivo. Aliás, nos autodenominamos justamente coletivo de organização do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Eu venho pesquisando esse tema há mais tempo. Tenho pesquisas agora, sobre esse segmento, cujos dados são bastante assustadores”, relata a pesquisadora n área da Educação Jaqueline Moll, idealizadora e coordenadora do projeto.

Ela destaca a diminuição do número de matrículas ano a ano como preocupante, pois representa a falta de oportunidade de jovens frequentarem o Ensino Médio, em que pese a demanda seja grande. “Nós reunimos pessoas de diferentes instituições com a ideia de criarmos um repositório digital. Eu chamo isso de ponto de convergência onde se encontra um espaço de diálogo, pesquisas, estudos, reflexões, experiências, vivências sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul”, diz.

A inspiração

Segundo a coordenadora, há uma inspiração nacional, pois o primeiro observatório do ensino médio do Brasil surgiu na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Observatório gaúcho nasce, portanto, de um grupo nacional de pesquisadores do ensino médio, coordenado pela professora Mônica Ribeiro, da UFPR e professora Nora Rut Krawczyk, da Unicamp.

Experiência no MEC

Jaqueline Moll vem de uma experiência significativa em que atuou no Ministério da Educação (MEC), por nove anos. Nos últimos três anos foi diretora de currículo da Educação Básica.

“Na diretoria que eu conduzi estava o ensino médio, quando nós desenhamos o pacto nacional pelo ensino médio, que foi lançado em 2013, e que pretendia dialogar com uma perspectiva de construir e de efetivamente dar ao ensino médio a visibilidade e as condições necessárias para avançar nesse grande mosaico de diferenças que é a escola de ensino médio com diferentes ênfases. Mas, caminhando numa perspectiva de uma formação humana integral mesmo nos cursos que são voltados para o trabalho ou preparatórios para os exames – que em si já são um debate a ser feito. Esse é o desenho e o contexto”, conta.

Atropelados pela reforma

Ela lembra que esse processo foi atropelado pela reforma do ensino médio feita pelo governo Temer, que se estabeleceu no país após o impedimento da presidente Dilma Rousseff.

“Trata-se de uma reforma sem diálogo com os jovens, pautando como obrigatório o português o inglês e a matemática. O que achamos que não é suficiente para a educação. Precisa mudar o ensino médio? Sim. Mas é necessário se basear em muitas experiências que já vêm sendo construídas no país. Entre elas a do ensino médio integrado, as experiências das escolas que implementaram o ensino médio inovador, que foi uma ação na perspectiva de uma política diferenciada”, argumenta a pesquisadora.

“Hoje é um nada”

Perguntada sobre a atual política do MEC para o ensino médio, a educadora alfineta: “Hoje é um nada. Não há debate nenhum no atual governo. Há a implementação por parte dos estados do chamado Novo Ensino Médio. Muitas vezes tateando na implantação dos itinerários sem as condições específicas para eles. No caso do Rio Grande do Sul existe uma destruição da educação pública em curso”, conclui.

O que é o observatório

Grupo Interinstitucional que reúne professoras e professores da Educação Básica e Superior pública, comunitária e privada, estudantes de graduação e pós-graduação para promoção e qualificação de espaços permanentes de diálogo e fóruns de debates, socialização de pesquisas, estudos e reflexões e disseminação de informações acerca de dados e legislações sobre o Ensino Médio no Rio Grande do Sul.

Relatos das escolas

Há também um espaço chamado Relatos Escolas, que  é um espaço do Observatório do Ensino Médio-RS que reúne depoimentos de educadores sobre experiências pedagógicas e pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Para participar, envie o seu relato para observatoriodoensinomediors@gmail.com.

Participantes

O coletivo reúne professoras e professores da Educação Básica e Superior pública, comunitária e privada, estudantes de graduação e pós-graduação para promoção e qualificação de espaços permanentes de diálogo e fóruns de debates, socialização de pesquisas, estudos e reflexões e disseminação de informações acerca de dados e legislações sobre o Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Veja quem faz parte:

Alessandro Varela (PUCRS)
Currículo Lattes

Alexandre Jose Rossi (UFRGS)
Currículo Lattes

Altair Alberto Fávero (UPF)
Currículo Lattes

Ana Carina Tavares (Unisinos)
Currículo Lattes

Ane Patricia Viana José de Mira (Unisinos)
Currículo Lattes

Ângela Both Chagas (UFRGS)
Currículo Lattes

Bárbara Groff (PUCRS)
Currículo Lattes

Bianca de Oliveira Ruskowski (IFSUL)
Currículo Lattes

Bruna Barbosa Weber (UFRGS)

Bruna Larissa Cecco (IFFarroupilha)
Currículo Lattes

Carina Tonieto (IFRS)
Currículo Lattes

Carla da Conceição Lettnin (Colégio de Aplicação/UFRGS)
Currículo Lattes

Candida Beatriz Rossetto (Professora da Rede Estadual/CPERS)
Currículo Lattes

Chanauana de Azevedo Canci Manfio (URI)
Currículo Lattes

Chaiane Bukowski (UPF)
Currículo Lattes

Cláudia Zank (UFRGS)
Currículo Lattes

Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin (IFFarroupilha)
Currículo Lattes 

Daniel Pulcherio Fensterseifer (URI)
Currículo Lattes

Denise Dalpiaz Antunes (UFPel)
Currículo Lattes

Danusa Mansur Lopez (Colégio de Aplicação/UFRGS)
Currículo Lattes

Denise Grosso da Fonseca (ESEFID/UFRGS)
Currículo Lattes

Elaine Nogueira da Silva (FURG)
Currículo Lattes

Éder da Silva Silveira (UNISC)
Currículo Lattes

Evandro Carlos Godoy (IFSUL)
Currículo Lattes

Evandro Consalter (UPF)
Currículo Lattes

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira (UNISC)
Currículo Lattes

Fernanda de Fraga Inacio (UFRGS)
Currículo Lattes

Fernanda dos Santos Paulo (UNISINOS e UNOESC)
Currículo Lattes

Gabriel Grabowski (FEEVALE)
Currículo Lattes

Guilherme Reichwald Jr. (IFSUL)
Currículo Lattes

Iula Santanna Teixeira (Professora da Rede Estadual/Conselho Estadual de Educação)
Currículo Lattes

Jaqueline Moll (UFRGS/URI)
Currículo Lattes

Jaqueline Rosa da Cunha (IFRS)
Currículo Lattes

Jeférson Tanger (Professora da Rede Estadual)
Currículo Lattes

Jonas Tarcísio Reis (Metodista-IPA/Rede Municipal de Porto Alegre)
Currículo Lattes

José Clóvis de Azevedo (Metodista-IPA)
Currículo Lattes

Josimar de Aparecido Vieira (IFRS)
Currículo Lattes

Junior Bufon Centenaro (UPF)
Currículo Lattes

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi (URI)
Currículo Lattes

Luciana Gnatkowski Bauer Fredericheski (UNISINOS)
Currículo Lattes

Luciana Neves Loponte (IFSUL)
Currículo Lattes

Luís Fernando Gastaldo (UFFS)
Currículo Lattes

Maria Beatriz Luce (UFRGS)
Currículo Lattes

Maria Raquel Caetano (IFSUL)
Currículo Lattes

Mariângela Barrios (UFRGS)
Currículo Lattes

Margareth Fadanelli Simionato (AESUFOPE)
Currículo Lattes

Mariglei Severo Maraschin (CTISM/UFSM)
Currículo Lattes 

Marileia Gollo de Moraes (IFFarroupilha)
Currículo Lattes

Mateus Saraiva (UFRGS)
Currículo Lattes

Maurício Perondi (UFRGS)
Currículo Lattes

Mónica de la Fare (PUCRS)
Currículo Lattes

Nara Ramos (UFSM)
Currículo Lattes

Olga dos Santos Machado (UFRGS)
Currículo Lattes

Patrícia Marchand (UFRGS)
Currículo Lattes

Rafael de Britto Vianna
Currículo Lattes

Rita Cristine Basso Soares Severo (UERGS)
Currículo Lattes

Roberto Rafael Dias da Silva (Unisinos)
Currículo Lattes

Rodrigo Ademar Bender (UERGS)
Currículo Lattes

Rosane Zan (CPERS)

Rosangela Fritsch (Unisinos)
Currículo Lattes

Roseli Belmonte Machado (ESEFID/UFRGS)
Currículo Lattes

Ruy D’Oliveira Lima (Unisinos e Uneb)
Currículo Lattes

Sidinei Pithan da Silva (Unijuí)
Currículo Lattes

Sílvio Nei da Silva Machado (Unisinos e rede estadual)
Currículo Lattes

Silvio Jandir Silva da Rocha (rede municipal de Porto Alegre)
Currículo Lattes

Simone Valdete dos Santos (UFRGS)
Currículo Lattes

Sita Mara Lopes Sant’Anna (UERGS)
Currículo Lattes

Stefanie Merke Moreira (IFSUL)
Currículo Lattes

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (Furg)
Currículo Lattes

Valter Lenine Fernandes (IFSUL)
Currículo Lattes

Vicente Molina Neto (ESEFID/UFRGS)
Currículo Lattes

Victor Hugo Nedel Oliveira (Colégio de Aplicação/UFRGS)
Currículo Lattes

Vitória da Silva Cabreira (União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre – Umespa)

Grupos de Pesquisa:

Grupo Nacional EMPesquisa / Observatório do Ensino Médio (UFPR)
Link do site

Grupo de Estudos em Políticas Públicas para o Ensino Médio (GEPPEM)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Link do site

Grupo de Estudos Docência Universitária e Políticas Públicas (GEPES)
Universidade de Passo Fundo (UPF)
Link do site

Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF)
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS
Link do site

Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Link do grupo no Diretório do CNPq

Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Grupo de estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e Famílias (GEPIJUF)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

Comentários