Sinpro/RS representado no Conape
Foto: Contee/Divulgação
Foto: Contee/Divulgação
Foi lançada no dia 27 de agosto a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). A edição 2021 da Conape/RS – etapa estadual – foi apresentada em audiência pública virtual da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado e contou com diversos representantes de entidades ligadas à educação.
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) participou da abertura evento. A diretora Margot Andras falou na abertura. “A Conape tem o importante papel de reforçar que a educação pública de qualidade, com professores valorizados, seja a balizadora deste país”, disse Margot. O evento teve ainda as falas do sociólogo Miguel Arroyo, da deputada federal Maria do Rosário, da presidente do CPERS Sindicato, Elenir Schürer, entre outros.
Em julho, foi criado o Fórum Estadual Popular de Educação (Fepe/RS). O grupo reúne representações de entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras, conforme prevê orientações para os estados e municípios feitas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
A Conferência Estadual integra as etapas preparatórias para o encontro nacional, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho de 2022 em Natal, no Rio Grande do Norte. Serão realizadas conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distritais em todo o país. Para a etapa estadual, foi criado um canal no YouTube para divulgar a programação das atividades, reunindo vídeos e entrevistas, bem como a cobertura nos diferentes municípios das conferências livres e temáticas, além de servir como espaço de memória da etapa estadual da Conape 2022 após a sua realização.
CONAPE – Em 2022, o tema da Conape será “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. A Conferência homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.