EDUCAÇÃO

Revista Textual debate insegurança alimentar

A publicação também traz artigos sobre o centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, metodologias ativas, acesso à pós-graduação nas IES comunitárias, o direito autoral e liberdade de cátedra
Da Redação / Publicado em 10 de novembro de 2022

Revista Textual debate insegurança alimentar

Foto: César Fraga

Foto: César Fraga

Na edição nº 31, de outubro deste ano, a Revista Textual traz artigos e ensaios que passam por temas como a insegurança alimentar dos brasileiros, o centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, metodologias ativas, acesso à pós-graduação nas IES comunitárias, o direito autoral no meio educacional e liberdade de cátedra. A revista pode ser acessada no site do Sinpro/RS em formato PDF, adquirida nas sedes do Sindicato ou via cadastro de recebimento.

O ensaio que estampa a capa da revista Os processos que levam à fome e à insegurança alimentar, de autoria de Cristine Jacques Ribeiro e Tiago de Garcia Nunes, afirma que a fome e a insegurança alimentar são instrumentos da violência imposta por um Estado que orquestra e implementa sistematicamente a morte como estratégia política. Cristine e Tiago são docentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da UCPel. Ela é doutora em Serviço Social (PUCRS) e ele, doutor em Ciências Sociais e Jurídicas (UFF).

Outro ensaio é do professor Demétrius Ricco Ávila, graduado em Ciências Sociais (Ufrgs) e mestre e doutorando em História (PUCRS), além de professor do Colégio Monteiro Lobato, em que discorre sobre a trajetória múltipla de Darcy Ribeiro, cujo centenário de nascimento se comemorou no dia 26 de outubro. No artigo, o autor resgata desde a militância comunista de Darcy na juventude às múltiplas atividades como antropólogo, indigenista, político, educador e romancista. (Leia artigo do mesmo autor sobre este tema no Extra Classe).

Na editoria ‘O professor e o mundo da escola’, dois tópicos totalmente ligados ao cotidiano docente. O primeiro deles versa sobre direitos autorais. Esse artigo trata a respeito de diversos aspectos relacionados à propriedade intelectual nas atividades educativas, sejam presenciais, sejam no mundo digital. O segundo, aborda a questão da liberdade de cátedra. O artigo propõe um breve debate sobre a importância e o direito à liberdade de cátedra: seus conceitos, suas implicações e suas definições.

Na editoria ‘Dinâmica do meio educacional’, temos um artigo que analisa a “perda” de Programas com notas altas na avaliação da Capes sem justificativas plausíveis. O outro trata das metodologias ativas, que na educação têm sido cada vez mais recorrentes nos últimos anos. No texto, o autor procura definir este conceito, bem como as implicações das práticas pedagógicas no atual contexto educacional brasileiro.

A revista também pode ser acessada em PDF

ou em versão FLIP

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