EDUCAÇÃO

Professores discutem proposta de revogação do Novo Ensino Médio

Sinpro/RS Debate coloca em pauta no próximo sábado, 1º de abril, a revogação da reforma do ensino médio sancionada em 2017
Da Redação / Publicado em 28 de março de 2023

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil/ Arquivo

Iniciativa do Sinpro/RS contempla mobilização de entidades profissionais, sindicais e instituições acadêmicas pela revogação da reforma do ensino médio

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil/ Arquivo

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) promove, no próximo sábado, 1º de abril, a partir das 9h, debate sobre a proposta de revogação do Novo Ensino Médio. A atividade será on-line (acesse a sala virtual)

A inciativa vai ao encontro da mobilização de entidades profissionais, sindicais e instituições acadêmicas em todo o país, que estão discutindo e propondo a alteração do novo ensino médio.

A atual política de ensino médio foi aprovada por lei em 2017, sob o argumento de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos.

A implementação teve início no ano passado. Em março de 2023, o Ministério da Educação (MEC) abriu consulta pública, por 90 dias, com o objetivo de “abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar e demais agentes para a coleta de subsídios para a tomada de decisão do Ministério da Educação acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio”.

Com o debate deste sábado, o Sinpro/RS pretende aprofundar as discussões sobre o tema. Foram convidados como painelistas três professores que têm no ensino médio o seu foco de trabalho e de pesquisa.

Bruno Maciel Peres, licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e doutorando em Educação. Professor de Geografia do Colégio Santa Inês, no ensino fundamental anos finais e ensino médio.

Mateus Saraiva, licenciado em História e Bacharel em Políticas Públicas. Mestre e Doutor em Educação na linha de Política e Gestão da Educação. Realiza pós-doutorado em Políticas Educacionais na Ufrgs, pesquisando sobre a relação entre a política de avaliação, a política de ensino médio e o financiamento.

Rodrigo Luiz Barelo, licenciado em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (Fapa). Mestrando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), especialista em Alfabetização pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

A mediação será da professora Cecília Farias, diretora do Sindicato.

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