EDUCAÇÃO

Ataque à escola em Cambé, no Paraná, deixa uma morta e um ferido

O atirador foi detido inicialmente por um professor. Depois que a polícia foi acionada, apreendeu com o suspeito uma machadinha, cargas de munição de troca rápida e um revólver
Por César Fraga / Publicado em 19 de junho de 2023

Ataque em escola do Paraná deixa uma morta e um ferido

Foto: Reprodução de celular/Twitter

Foto: Reprodução de celular/Twitter

Por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira, 19, um ataque a tiros em escola vitimou uma estudante no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná.

Conforme informações da Polícia Militar, o atirador é um ex-aluno de  21 anos, que teria ido até a direção da escola para solicitar seu histórico escolar, ocasião em que fez os disparos. Além da menina, de 16 anos, um aluno da mesma idade foi baleado na cabeça e levado pela Samu ao Hospital Universitário de Londrina (HU). Também participaram da operação, A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Leia também: Família de estudante baleado no Paraná autorizou doação de órgãos

O rapaz que efetuou os disparos foi detido por um professor da escola e funcionários, conforme o site da Secretaria de Segurança pública do Paraná (N.E.: informação posteriormente desmentida, pois quem imobilizou o agressor foi o funcionário de uma clínica, que fica nas proximidades da escola) .  Depois do ataque, a polícia foi acionada e o atirador foi preso. Foram apreendidos com o criminoso, uma machadinha, cargas de munição de troca rápida e um revólver calibre 38.

Os secretários de Segurança Pública e da Educação se deslocaram no começo da tarde de Curitiba paara Cambé para prestar apoio necessário à comunidade escolar. O ex-aluno foi encaminhado para Londrina.

“É um dia triste para todos os paranaenses. Um dia de luto e tristeza pelo que ocorreu na escola estadual de Cambé. Também quero me solidarizar com as famílias e toda a comunidade escolar”, afirmou o governador Ratinho Junior.

“Estamos aguardando a investigação para ver o que ocorreu. O professor que imobilizou esse ex-aluno passou por um treinamento recentemente e as forças policiais chegaram em apenas três minutos ao colégio depois do acionamento, o que evitou uma tragédia ainda maior”, disse.

As aulas no Colégio Estadual Professora Helena Kolody foram suspensas até a semana que vem. As aulas das demais escolas estaduais de Cambé também foram suspensas, mas voltam na quarta-feira.

Ataque em escola em Cambé, no Paraná deixa uma morta e um ferido

Foto: Reprodução/Acervo Pessoal/Redes sociais

Luan Augusto e Karoline Verri Alves, ambos de 16 anos, eram namorados

Foto: Reprodução/Acervo Pessoal/Redes sociais

As vítimas foram identificadas como Karoline Verri Alves e Luan Augusto. Conforme informações de familiares, os adolescentes eram namorados.

Entre 2002 e 2023 ocorreram 31 ataques com violência a escolas no Brasil. Mais da metade aconteceu a partir de 2018. A maioria das vítimas são mulheres.

Lula lamenta ataque e Ratinho decreta luto oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou em suas redes sociais e lamentou o episódio. “Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”, tuitou.

O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias no Paraná. “Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda. Paraná está em luto”, disse o governador.

Comentários