EDUCAÇÃO

A educadora Jaqueline Moll recebe título de Cidadã de Porto Alegre

A homenagem à educadora também é considerada uma homenagem à bandeira da educação integral, diz vereador que propôs a distinção
Da Redação / Publicado em 5 de dezembro de 2023
A educadora Jaqueline Moll recebe título de Cidadã de Porto Alegre

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Pedro Felice, a educadora Jaqueline e Bins Ely exibem o título da nova Cidadã de Porto Alegre

Foto: Ederson Nunes/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre conferiu o título de Cidadã de Porto Alegre à educadora Jaqueline Moll.  A distinção foi proposta pelo vereador Professor Pedro Felice (PDT). A entrega ocorreu na segunda-feira, 4, em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha, sob a presidência do vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Durante a cerimônia, Felice disse que o título é uma homenagem justa e merecida a Jaqueline Moll. Ele fez questão de destacar que também se trata de uma homenagem à educação integral.

“A educação integral é uma bandeira dela, que é fundamental para desenvolver a cidadania e a sociedade.” Lembrando a figura do ex-governador Leonel Brizola, o vereador citou uma frase dele para ilustrar a importância do trabalho da professora: “Somente a educação poderá emancipar o homem, pois desenvolvimento sem educação é apenas reprodução de riquezas”.

Jaqueline observou que em sua trajetória profissional nunca trabalhou para partidos políticos e sim para um projeto de sociedade. Para ela, “é preciso convergir para uma sociedade onde todo mundo caiba. E para alcançar este objetivo não se pode educar só dentro da escola”. Acrescentou que foi este tipo de educação que buscou nos 40 anos em que atua no magistério. Jaqueline ainda externou sua alegria por receber uma homenagem proposta por seu dedicado aluno Pedro Felice.

Quem é Jaqueline Moll

Jaqueline nasceu em Jacutinga em 1965. Graduou-se em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1983-1986), hoje URI. Iniciou seu trabalho como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola São Pedro e do Centro Educacional São José (1983-1986). Ainda em 1986, mudou-se para Porto Alegre e foi professora do Colégio Pão dos Pobres.

Foi professora auxiliar na Universidade Federal de Pelotas e professora assistente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tanto na Ufpel como na Ufrgs trabalhou na implementação e na gestão de programas de alfabetização e escolarização de jovens e adultos.

Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Ufrgs, onde está vinculada ao Núcleo de Políticas e Gestão da Educação e atua na formação de professores das diferentes licenciaturas da universidade. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade e educação integral.

Comentários