EDUCAÇÃO

Negociações coletivas de professoras começam em janeiro

Acordos individuais negociados pelo Sinpro/RS com diferentes escolas, desde setembro terão validade até 31 de dezembro
Da Redação / Publicado em 4 de dezembro de 2023

Negociações coletivas de professoras começam em janeiro

Pexels

Pexels

O Sinpro/RS inicia em janeiro de 2024 um processo negocial com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das escolas comunitárias de educação infantil. As instituições não tinham representação patronal até o final deste ano, sendo, agora, representadas pelo Sindicato das Entidades Beneficentes, Religiosas ou Filantrópicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sinibref).

Desta forma, os acordos individuais negociados pelo Sinpro/RS com diferentes escolas, desde setembro terão validade até 31 de dezembro. Os documentos visam regularizar a situação das relações de trabalho das docentes dessas instituições.

Ao todo, 23 escolas têm acordo firmado, o que, para a diretora do Sinpro/RS Margot Andras, é um importante avanço. “O reconhecimento da função de professor é fundamental para a valorização dessas profissionais. Essa é uma importante ação do Sinpro/RS para que as professoras tenham seus direitos garantidos”, avalia.

CCT ESPECÍFICA – A partir do próximo ano, as professoras passarão a ter uma CCT própria, com cláusulas e definições específicas para sua função. Ainda segundo Margot, o documento irá garantir os direitos dessas trabalhadoras. A data-base da categoria será 1º de janeiro.

Comentários