Olimpíada Brasileira de Matemática se consolida como política pública
Foto: Ricardo Stuckert
Rumo ao seu 20° aniversário, a Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (OBMEP) premiou na última terça-feira, 11, um total de 650 estudantes das mais variadas regiões do Brasil com a medalha de ouro da 18ª edição, realizada em 2023 e que teve a participação de 18,3 milhões de estudantes.
A ação já é considerada uma das mais importantes políticas públicas da educação nacional por sua abrangência. São mais de 56 mil escolas em todo o país que participam da iniciativa criada em 2005 no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na cerimônia de premiação realizada no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foram homenageados com a medalha honorária da Olimpíada. Também estiveram presentes os ministros da Educação, Camilo Santana (PT), e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
Paes firmou parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da OBMEP para a criação, em abril, da Impa Tech, graduação no Porto Maravalley, polo de tecnologia e inovação.
“É a primeira vez desde 2015 com a participação do presidente da República neste momento tão especial, em que o Brasil celebra os seus jovens mais talentosos. É uma enorme honra que o presidente Lula nos concede e pela qual manifesto a gratidão do Impa e da OBMEP”, ressaltou o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
“Eu sou o brasileiro que mais tem títulos Honoris Causa, mesmo não tendo um diploma de curso superior. E, de todos os títulos que já recebi, esta medalha honorária das Olimpíadas de Matemática, que recebi junto com a Janja significa muito para mim”, exaltou Lula.
O ministro da Educação, Camilo Santana, registrou que a OBMEP “não é um evento de competição, mas de integração com a ciência e com a tecnologia”.
A OBMEP conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sua promoção conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A Olimpíada é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio e visa contribuir para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina, além de promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Ao todo, 650 estudantes são premiados com a medalha de ouro. Além deles, a 18ª Obmep já distribuiu, em cerimônias regionais, 1.950 medalhas de prata, 5.850 medalhas de bronze e 48.163 menções honrosas. Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr. ) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece bolsa de R$ 300 a alunos de escolas públicas que integram o programa.