EDUCAÇÃO

Consun define lista tríplice para Reitoria da Ufrgs com Chapa 3 em primeiro lugar

O Conselho Universitário da Ufrgs encaminhará a lista tríplice ao MEC para posterior indicação do Presidente da República
Por César Fraga / Publicado em 19 de julho de 2024

Consun define listra tríplice para Reitoria da Ufrgs Chapa 3 em primeiro lugar Foto: Ufrgs/Divulgação

O Conselho Universitário da Ufrgs (Consun), em reunião na manhã desta sexta-feira, 19, decidiu pelo critério da paridade no peso dos votos de alunos, professores e funcionários para definir a chapa vencedora do pleito ocorrido no começo da semana.

Com este desfecho, a Chapa 3, de Marcia Cristina Bernardes Barbosa (reitora) e Pedro de Almeida Costa (vice-reitor) encabeça a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação da próxima reitoria pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode escolher qualquer um dos três nomes, independente do critério de votação.

Votaram 75 conselheiros. Marcia Barbosa (Chapa 3) obteve 44 votos; Ilma Brum (Chapa 2) ficou com 26 votos; e Liliana Giordani (Chapa 1) com um voto.

Marcia Barbosa, que encabeça a lista, foi diretora do Instituto de Física da Ufrgs (IF) por dois mandatos. Ela também foi secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula até maio passado. Pedro é professor da Escola de Administração da Ufrgs (EA), nas disciplinas de Administração de Organizações da Sociedade Civil e Administração Pública Social, Estado, Terceiro Setor e Organizações não governamentais.

É a primeira vez que o critério de paridade é adotado. Nas eleições anteriores o voto dos professores tinha peso de 70%, enquanto estudantes e funcionários, 15% cada.

Na segunda-feira, 15, como havia determinação da Justiça para que a paridade não fosse considerada na Consulta à Comunidade Universitária, a Chapa 2, Ilma Simoni Brum da Silva e Vladimir Pinheiro do Nascimento, chegou a comemorar.

Porém, durante toda semana entidades de classe e de estudantes se manifestaram para que o Consun, que tem a palavra final, fosse coerente com o critério da paridade, que aliás, o próprio Conselho já havia emitido duas resoluções, uma estabelecendo e outa ratificando esta forma de cálculo. Além disso, havia um acordo entre as chapas sobre o tema.

Agora, resta saber se o presidente Lula retornará a praxe de indicar o primeiro da lista ou se seguirá o caminho de seu antecessor Jair Bolsonaro, que quebrou a tradição ao escolher o último colocado, Carlos André Bulhões Mendes, como reitor da Universidade, na ocasião. Lula terá de escolher, portanto, para os cargos de reitora e vice entre Marcia Barbosa e Pedro Costa (os mais votados), Ilma Brum e Vladimir Nascimento (na segunda posição) ou Liliane Giordani e Carlos Alberto, que fecham a lista.

Leia também:

Eleição para Reitoria da Ufrgs é concluída sob controvérsia

Comentários