EDUCAÇÃO

Perseguição a professores é tema da Textual

Já está em circulação a edição de número 34 da Revista Textual, editada e publicada pelo Sinpro/RS
Da Redação / Publicado em 22 de julho de 2024

Perseguição a professores é tema da Textual

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Já está em circulação a edição de número 34 da Revista Textual, editada e publicada pelo Sinpro/RS. No artigo-capa, o professor Nilton Mullet Pereira faz uma provocação: “Por que ensinar História, no Brasil, nos tempos atuais, tem sido uma atividade docente que tem implicado em controle, vigilância e até perseguições a professores e professoras?” Em seu texto, ele elenca algumas razões.

A desordem global, guerras, conflitos políticos e as mudanças nos eixos de poder no mundo foram objeto de análise dos pesquisadores André Moreira Cunha, André Ferrari e Alessandro Donadio Miebach, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para eles, há mais impasses do que soluções no horizonte.

O ex-governador Tarso Genro, em seu ensaio, faz também uma análise da conjuntura política contemporânea, só que pelo viés da sua influência sobre as eleições municipais de 2024 no Brasil.

Perseguição a professores é tema da Textual_

Capa: Reprodução

Capa: Reprodução

O doutor em Administração Eugênio Jacobus discorre sobre a crise do ensino superior brasileiro. A diretora do Sinpro/RS Margot Andras atualiza o debate sobre o próximo Plano Nacional de Educação a partir dos Conaes. E o professor universitário e advogado trabalhista Rômulo Escouto aborda a inclusão escolar na educação superior e os dissensos trabalhistas decorrentes da mesma.

A Revista Textual tem periodicidade semestral, pode ser acessada gratuitamente on-line tanto para leitura em formato Flip, quanto para ser baixada em PDF. Os exemplares físicos estão à disposição dos interessados nas sedes do Sinpro/RS ou via formulário-resposta enviado para os associados via newsletter a cada edição, para recebimento pelo correio.

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