EDUCAÇÃO

Conversa de Professor debate o jornal como ferramenta pedagógica na educação infantil

Ultima palestra do projeto no ano abordará as contribuições do jornal para desenvolver diferentes áreas do conhecimento durante a infância
Da Redação / Publicado em 22 de outubro de 2024
Conversa de Professor debate o jornal como ferramenta pedagógica na educação infantil

Fotos: Arquivo Pessoal/Prefeitura Municipal da Andradina - SP

O jornal se destaca como um recurso alternativo, abrangendo todos os materiais não convencionais, reciclados ou especialmente elaborados

Fotos: Arquivo Pessoal/Prefeitura Municipal da Andradina - SP

Nesta quarta-feira,23 de outubro, 19h, o professor e educador Ivan Basegio estará na Fundação Ecarta para o painel do projeto Conversa de Professor como painelista do tema O jornal como ferramenta pedagógica e cooperação na educação infantil. Com mediação da professora Cecília Farias, a atividade será híbrida, tem entrada franca e terá transmissão pelo facebook e youtube da Fundação Ecarta.

“Ao incorporar o jornal como ferramenta pedagógica, são desenvolvidos conceitos e contribuições para diversas áreas de conhecimento, como linguagem, desenvolvimento lógico-matemático e psicomotor. Além disso, o jornal atua como um excelente agente sociabilizador e de cooperação, evidenciando-se nos momentos de construção e utilização desses materiais”, pontua o educador.

O jornal se destaca como um recurso alternativo, abrangendo todos os materiais não convencionais, reciclados ou especialmente elaborados. Sua aplicação com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desempenha um papel crucial ao proporcionar à criança uma participação integral nas atividades propostas pelos professores.

“Isso engloba desde a coleta desses materiais até o manuseio, baseado em suas vivências e nas trocas de experiências entre os membros do grupo”, completa o painelista que encerra a série de seis painéis do projeto deste ano. Todas as palestras têm acesso livre e estão disponíveis no youtube.

Objetivos criativos e familiaridade

A temática deste painel propõe estimular o uso de materiais não convencionais como ferramenta pedagógica; promover atividades que priorizem as experiências de vida das crianças. Também propõe reconhecer a relevância dos jogos em grupo no contexto educacional; favorecer o desenvolvimento da motricidade fina e ampla dos participantes e cultivar a capacidade de criação e a busca do novo por meio da construção de brinquedos utilizando jornais.

Trajetória do palestrante

Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (1998) e mestrado em Ciências Aplicadas a la Actividad Fisica y el Deporte – Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Foi Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade – CEIA / Prefeitura de Canoas/RS.

Pluralidade nos diálogos

Neste ano o projeto debateu a Docência na Educação Infantil: uma profissão em construção, com a professora Simone Albuquerque; Ambiência racial para a diversidade na prática na educação infantil, com a pedagoga Carolina Chagas Schneider; Escuta para as vozes infantis, com a cantora Vanessa Longoni; A tecnologia como ferramenta para professores na trajetória da inclusão escolar, a partir da educação infantil, com o pedagogo Francisco Dutra dos Santos Jr. e Tecendo possibilidades de intervenções teórico práticas em sexualidade e gênero na educação infantil, com a psicóloga, Zuleika Leonora Schmidt Costa.

SERVIÇO

O QUÊ: CONVERSA DE PROFESSOR: “O jornal como ferramenta pedagógica e cooperativa na educação infantil”.
DATA: 23 de outubro de 2024, 19h
LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre. Transmissão pelo facebook e youtube da Fundação Ecarta.

Comentários