EDUCAÇÃO

Ranking latino das universidades coloca Ufrgs em 16º

Universidade Federal do RS tem o melhor posicionamento das gaúchas. Entre as privadas, PUCRS e Unisinos são as mais bem avaliadas no estado
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 3 de outubro de 2024

Ranking latino das universidades coloca Ufrgs em 16º lugar

Foto: Ufrgs/Divulgação

Foto: Ufrgs/Divulgação

Com 90 universidades brasileiras avaliadas, foi publicado na manhã desta quinta-feira, 3, o ranking latino-americano e caribenho da QS World University (Quacquarelli Symonds) 2025. Ele é uma das principais avaliações de ensino superior do mundo e pela segunda vez consecutiva coloca a Universidade de São Paulo (USP)  como a instituição de ensino superior (IES) de maior prestígio em um total de 437 da região..

Com a USP, Integraram o top 10 do ranking, a Universidade de Campinas (Unicamp), na 3ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 5ª; e Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), na 8ª posição.

Entre as universidades gaúchas, as melhores ranqueadas foram a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na 16ª posição, a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), 62ª, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 70ª, a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), 97ª, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 122ª e a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), 127ª.

Os objetivos do QS World University Rankings buscam  fornecer uma avaliação abrangente da qualidade das IES em todo o mundo para ajudar a escolha de estudantes e profissionais. É por isto que o ano que é grafado não coincide com a divulgação do estudo.

A metodologia da QS World University Rankings utiliza sete critérios principais

Reputação acadêmica, com peso de 40%; Reputação entre empregadores (10%) ; Proporção de professores por estudante (20%); Rede de pesquisa internacional (10%); Impacto online (5%); Citações por artigo (10%) e Artigos por docente (5%).

A expressão do posicionamento das avaliadas é feito de forma sequencial. No entanto, quando as pontuações são muito próximas, as IES são agrupadas em blocos. Isso, segundo a Quacquarelli Symonds é feito quando não se tem dados suficientes e para evitar classificações arbitrárias.

Outras gaúchas

A classificação em bloco foi utilizada em outras IES do Rio Grande do Sul. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foram posicionadas no bloco que arregimenta da 201ª a 250ª posição.

Já a Universidade de Caxias do Sul (UCS) ficou entre a 251ª e a 300ª posição; a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na 301ª a 350ª, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), entre a 351ª e 400ª, colocação.

Veja o ranking completo.

Comentários