A reportagem da revista Veja, veiculada na semana do dia 20 de agosto, intitulada Prontos para o Século XI causou forte repercussão no meio educacional entre professores, alunos, pais, entidades, instituições de ensino, sindicatos e federações. A matéria atribui a crise de qualidade na Educação a uma suposta tendência dos professores em “esquerdizar as crianças”. Imediatamente após a publicação, o Sinpro/RS manifestou em nota pública seu repúdio e inconformidade com teor da reportagem, por considerá-la ofensiva à dignidade dos professores citados na matéria e de toda a categoria. A entidade publicou também nota no jornal Zero Hora no dia 22 de agosto sob o título Visão paranóica de Veja atinge professores, ao que se seguiu uma grande quantidade manifestações de apoio à iniciativa. O Sindicato dos Professores levou o caso às confederações de trabalhadores em Educação, Contee e CNTE que, por sua vez, expuseram também seu ponto de vista sobre o tema, publicando apedidos nas revistas Época e Isto É.
Urcamp: dívidas com o INSS
Passados quase dez anos desde que o Conselho Nacional de Assistência Social rejeitou à Urcamp a condição de instituição filantrópica, a União está cobrando a parte patronal do INSS, que deixou de ser depositada pela Fundação Áttila Taborda (FAT), mantenedora da universidade, nos anos de 1997 a 1999. Os prazos para pagamento dos cerca de R$ 15 milhões se esgotam neste mês. A informação foi confirmada pela Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional de Bagé. A Reitoria da Urcamp informou apenas que a questão está em análise por procuradores jurídicos externos, contratados pela FAT.
Fiscalização eletrônica
Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal lançou um mecanismo que permitirá a qualquer cidadão com acesso à internet checar os recursos empenhados e depois pagos às cidades pela União. A ferramenta chamada Fiscalize permite checar os valores prometidos para repasses por convênio em Saúde, Educação, Infra-estrutura, Políticas Sociais, Segurança Pública e Qualificação Profissional. As informações serão atualizadas diariamente na página eletrônica Orçamento Brasil (www.camara.gov.br/internet/orcamentobrasil) e um relatório será enviado mensalmente a todas as Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores do Brasil.
Abelhas mortas
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar