Extra Classe agraciado com o Prêmio Themis de Jornalismo
Foto: Juliano Verardi/ TJRS
O jornal Extra Classe foi agraciado com o terceiro lugar da categoria Iniciativas do Poder Judiciário durante a pandemia, do 1º Prêmio Themis de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
A cerimônia de premiação em quatro categorias foi realizada na tarde de quarta-feira, 15, no auditório Desembargador Osvaldo Stefanello, do Palácio da Justiça, no centro de Porto Alegre. Com acesso restrito a finalistas e convidados devido à pandemia, o evento foi transmitido pelo YouTube.
Foto: Juliano Verardi/ TJRS
Instituído em 2021, o Prêmio Themis de Jornalismo reconhece o trabalho de jornalistas e estudantes de jornalismo sobre as boas práticas da Justiça no Rio Grande do Sul. Foi idealizado pelo presidente do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, e pelo Conselho de Comunicação Social, com a realização da Direção de Comunicação Social e Direção de Tecnologia da Informação.
Na abertura do evento, a Jornalista Adriana Arend, responsável pela Diretoria de Comunicação do TJRS (Dicom), falou sobre a iniciativa de criação do Prêmio, que surgiu em 2008, quando Moraes presidia o Conselho de Comunicação Social e Relações Institucionais do TJRS.
O Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira destacou que os jornalistas desempenham um papel de interlocução das instituições com a sociedade e destacou a importância do trabalho da imprensa: “não existe democracia sem imprensa forte e independente”.
“Defendemos sempre a liberdade de imprensa como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, informando a todos sobre os temas mais importantes do momento”, completou o presidente do TJRS. O desembargador destacou que os efeitos da pandemia teriam sido mais devastadores sem o trabalho da imprensa.
Foto: Juliano Verardi/ TJRS
Flávio Porcello
O primeiro troféu entregue foi uma homenagem especial do TJRS ao professor e jornalista Flávio Porcello, falecido em novembro deste ano, vítima da covid-19. Porcello passou pelas principais redações do país, foi professor de jornalismo na PUC e na Ufrgs e coordenava o Departamento Universitário da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A homenagem póstuma foi entregue ao irmão de Porcello, Ernani Camargo Porcello.
Premiados
Nesta primeira edição, o Prêmio Themis teve cinco categorias.
Em Cotidiano jurisdicional, o primeiro lugar foi para Fábio Schaffner (GZH), o segundo para Eduardo Matos (GZH) e o terceiro para Gabriela Lerina (SBT Brasil).
Na categoria Proteção ao Cidadão e Inclusão Social, primeiro prêmio para Eduardo Matos (Rádio Gaúcha), segundo para Bianca Renate Dilly (Jornal NH) e o terceiro para Lucas Abati (SBT RS).
Nathan Álisson Nunes Breitenbach, da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi o único premiado na categoria Universitária.
Em Inovação na Gestão Pública Judiciária, Eduardo Matos foi o único finalista. Na categoria Iniciativas do Poder Judiciário durante a pandemia, o jornalista Carlos Rollsing (Zero Hora – GZH) ficou com o primeiro prêmio. Eduardo Matos, do mesmo veículo, ficou em o segundo lugar. Em terceiro, Gilson Camargo, do jornal Extra Classe, com a série de matérias Justiça nega recursos e mantém suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, publicadas entre março e maio deste ano.
PRÊMIO AMRIGS – A reportagem Agrotóxicos: o veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos, do jornalista Thiago Kern Copetti, com fotos de Igor Sperotto, publicada na edição de abril de 2021, ganhou o 3° lugar no Prêmio Amrigs de Jornalismo na categoria Jornal/Revista. Com as duas premiações deste ano, o Jornal Extra Classe e o Extraclasse.org.br completam 45 prêmios conquistados.